A Secretaria de Saúde de Patos-PB, através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192), adquiriu recentemente um novo servidor informatizado, que inclusive é atualizado com base nas diretrizes do Ministério da Saúde, facilitando o trabalho das equipes, tendo em vista que o serviço passou a acontecer ainda com mais fluidez.
De acordo com o coordenador, Anderson Sóstenes, essa é mais uma conquista que o SAMU de Patos alcança, uma vez que as informações que chegam ao serviço são processadas com mais rapidez, e consequentemente o suporte ao paciente também passa a ser com mais rapidez e qualidade.
Em 2013, o SAMU registrou uma média de 47 mil atendimentos durante todo o ano. Em 2014, o serviço está registrando uma média de 700 atendimentos mensais, mostrando que até o final deste ano, esses atendimentos tendem a aumentar em relação ao não passado.
As bases descentralizadas que funcionam nos municípios de Passagem, São José do Bonfim, Teixeira, Condado, São José de Espinharas, Santa Luzia e São Mamede, estão munidas de 7 Unidades Básicas e 1 Unidade de Suporte Avançado. Ainda de acordo com o coordenador geral, Anderson Sóstenes, já foi solicitado ao Ministério da Saúde a renovação dessa frota existente.
“Já oficializamos o pedido de renovação junto ao ministério e estamos aguardando a resposta, tendo em vista que as bases descentralizadas também necessitam passar por essa melhoria, e principalmente para que o serviço continue sendo de qualidade”, relatou.