A Rede Pública Municipal de Educação de Patos superou as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) referentes ao ano de 2013 para todo o ensino fundamental. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC).
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é o indicador objetivo para a verificação do cumprimento das metas fixadas no Termo de Adesão ao Compromisso Todos pela Educação, eixo do Plano de Desenvolvimento da Educação que trata da educação básica.
O IDEB é calculado e divulgado pelo Inep, a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – Saeb, para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.
No município de Patos superaram a meta escolas nas séries iniciais do ensino fundamental, que corresponde à 5ª série ao 9º ano, como CIEP I José Genuíno/Napoleão Nóbrega (3.9); CIEP II Anésio Leão/Miguel Mota (4.2); Alírio Meira Wanderley (4.4); Antônio Guedes dos Santos (4.7); Dionísio Marques de Almeida (5.4); Dom Expedito Eduardo de Oliveira (4.0); Zefinha Motta (3.9); Manoel Roberto (5.4); Maria das Chagas Candeia (4.6); Pastor Frank Dyer (5.9); Senador Humberto Lucena (4.5) e Sizenando Flórido de Sousa (5.0) ultrapassaram o valor estipulado como meta para 2013. Já nas séries finais do ensino fundamental II, a escola Anaíza Luiz Calixto o IDEB foi 3.6.
A secretária de educação do Município, Adalmira Marques, destacou e agradeceu o empenho dos professores e demais profissionais da rede. “Primeiro, a responsabilidade do IDEB de uma escola é do professor, depois entra a gestão, a supervisão, o orientador, a Prefeitura está oferecendo uma estrutura muito boa, cursos e várias formações. A gente teve o Pró-Letramento, o Gestar, teve o Proinfo, é um conjunto. Todas as peças devem se encaixar para um resultado desses acontecer”, concluiu a secretária.
A escola Pastor Frank Dyer, alcançou a nota 5.9 no IDEB, índice projetado para o ano de 2019 pelo Ministério da Educação, ficando em segundo lugar no Estado, e a Alírio Meira Wanderley (4.4), que ultrapassou a meta do MEC estabelecida para 2021, que de foi de 4.1.
Comentário do programa – Parabéns a minha querida amiga Dra. Adalmira Marques Cajuaz, grande educadora patoense, ouvinte antiga, junto com o saudoso Dr. Cajuaz, dos nossos programas. Adalmira é um dos expoentes da administração municipal pela sua lendária dedicação à educação. (LGLM)