Cássio lidera pesquisa Ibope com 42% (*)

By | 20/09/2014 11:59 pm

Diferença entre Ricardo Coutinho e Cássio Cunha Lima caiu, em relação ao levantamento anterior, feito no final de agosto.

(Publicado em 20/09/2014 as 06h00 no Jornal da Paraíba)

A nova pesquisa Ibope sobre a corrida para o governo da Paraíba, divulgada na sexta pelas TVs Cabo Branco e Paraíba, mostra o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) na liderança, com 42% das intenções de voto, seguido do governador Ricardo Coutinho (PSB) com 37%. O fato novo é que diminuiu a diferença de um para o outro, se comparado com a pesquisa anterior. No último levantamento, feito no final de agosto, a vantagem do candidato do PSDB era de 14 pontos (47% a 33%). Agora, a diferença caiu para 5 pontos.

A pesquisa mostra ainda que não houve alteração em relação ao terceiro colocado, o senador Vital do Rêgo Filho (PMDB), que permanece no patamar de 4% das intenções de voto. O mesmo acontecendo com o deputado Major Fábio (Pros), que continua com 1%. Os outros candidatos (Antônio Radical e Tárcio Teixeira) somaram juntos 1%. Os votos brancos e nulos somam 9% e não sabem ou não responderam 6%.

De acordo com a pesquisa, o melhor desempenho de Cássio está entre os eleitores acima de 45 anos (44%), com até a 4ª série do ensino fundamental (49%) e com renda familiar até 1 salário mínimo (45%). Já Ricardo se apresenta melhor entre os eleitores dos grupos com idade de 25 a 34 anos e de 35 a 44 anos (41%), com ensino superior (49%) e com renda familiar com mais de 2 salários mínimos (42%).

O Ibope realizou o levantamento no período de 16 a 18 de setembro. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerado a margem de erro.

A pesquisa foi contratada pelas TVs Cabo Branco e Paraíba e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), sob o protocolo nº PB-00029/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o protocolo nº BR-00684/2014. Foram ouvidos pelo Ibope 812 eleitores em todas as regiões do Estado.

Já na pesquisa espontânea, em que não é dada nenhuma alternativa para os eleitores, os números mostram Cássio Cunha Lima na frente com 36% contra 30% de Ricardo Coutinho. Vital do Rêgo aparece com 2% e os outros somam 1%. Os votos nulos e brancos somam 8% e não sabem ou não responderam 23%.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS OBRIGATÓRIAS NA DIVULGAÇÃO DE PESQUISAS ELEITORAIS Período de campo: A pesquisa foi realizada nos dias 16 a 18 de setembro de 2014. Tamanho da amostra: Foram entrevistados 812 eleitores. Margem de Erro: A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. Nível de confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Solicitantes: Pesquisa contratada por TV CABO BRANCO LTDA. / TELEVISÃO PARAÍBA LTDA.

Registro Eleitoral: Registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº PB-00029/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo Nº BR-00684/2014.

Comentário do programa – Nunca acreditamos nas pesquisas feitas aqui na Paraíba, justamente por que nunca foram confirmadas pelas urnas. Consultando o site do TRE verificamos que a pesquisa ora divulgada foi realizada pelo próprio IBOPE e não por empresas contratadas por ele para realizar a tarefa. Daí estarmos dando este voto de confiança à atual pesquisa, que o IBOPE diz ter sido realizada pelo próprio instituto e não por empresas da região, como se costumava fazer. E não me venham comparar o IBOPE, tão valorizado que os alemães estão tentando comprar o instituto, com institutos de pesquisa de fundo de quintal cujos resultados sobre a campanha a nível estadual estão sendo divulgados por aí. Vamos esperar para comparar as diversas projeções com o resultado das urnas. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *