Diferença entre Ricardo Coutinho e Cássio Cunha Lima caiu, em relação ao levantamento anterior, feito no final de agosto.
(Publicado em 20/09/2014 as 06h00 no Jornal da Paraíba)
A nova pesquisa Ibope sobre a corrida para o governo da Paraíba, divulgada na sexta pelas TVs Cabo Branco e Paraíba, mostra o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) na liderança, com 42% das intenções de voto, seguido do governador Ricardo Coutinho (PSB) com 37%. O fato novo é que diminuiu a diferença de um para o outro, se comparado com a pesquisa anterior. No último levantamento, feito no final de agosto, a vantagem do candidato do PSDB era de 14 pontos (47% a 33%). Agora, a diferença caiu para 5 pontos.
A pesquisa mostra ainda que não houve alteração em relação ao terceiro colocado, o senador Vital do Rêgo Filho (PMDB), que permanece no patamar de 4% das intenções de voto. O mesmo acontecendo com o deputado Major Fábio (Pros), que continua com 1%. Os outros candidatos (Antônio Radical e Tárcio Teixeira) somaram juntos 1%. Os votos brancos e nulos somam 9% e não sabem ou não responderam 6%.
De acordo com a pesquisa, o melhor desempenho de Cássio está entre os eleitores acima de 45 anos (44%), com até a 4ª série do ensino fundamental (49%) e com renda familiar até 1 salário mínimo (45%). Já Ricardo se apresenta melhor entre os eleitores dos grupos com idade de 25 a 34 anos e de 35 a 44 anos (41%), com ensino superior (49%) e com renda familiar com mais de 2 salários mínimos (42%).
O Ibope realizou o levantamento no período de 16 a 18 de setembro. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerado a margem de erro.
A pesquisa foi contratada pelas TVs Cabo Branco e Paraíba e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), sob o protocolo nº PB-00029/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o protocolo nº BR-00684/2014. Foram ouvidos pelo Ibope 812 eleitores em todas as regiões do Estado.
Já na pesquisa espontânea, em que não é dada nenhuma alternativa para os eleitores, os números mostram Cássio Cunha Lima na frente com 36% contra 30% de Ricardo Coutinho. Vital do Rêgo aparece com 2% e os outros somam 1%. Os votos nulos e brancos somam 8% e não sabem ou não responderam 23%.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS OBRIGATÓRIAS NA DIVULGAÇÃO DE PESQUISAS ELEITORAIS Período de campo: A pesquisa foi realizada nos dias 16 a 18 de setembro de 2014. Tamanho da amostra: Foram entrevistados 812 eleitores. Margem de Erro: A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. Nível de confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.
Solicitantes: Pesquisa contratada por TV CABO BRANCO LTDA. / TELEVISÃO PARAÍBA LTDA.
Registro Eleitoral: Registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº PB-00029/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo Nº BR-00684/2014.
Comentário do programa – Nunca acreditamos nas pesquisas feitas aqui na Paraíba, justamente por que nunca foram confirmadas pelas urnas. Consultando o site do TRE verificamos que a pesquisa ora divulgada foi realizada pelo próprio IBOPE e não por empresas contratadas por ele para realizar a tarefa. Daí estarmos dando este voto de confiança à atual pesquisa, que o IBOPE diz ter sido realizada pelo próprio instituto e não por empresas da região, como se costumava fazer. E não me venham comparar o IBOPE, tão valorizado que os alemães estão tentando comprar o instituto, com institutos de pesquisa de fundo de quintal cujos resultados sobre a campanha a nível estadual estão sendo divulgados por aí. Vamos esperar para comparar as diversas projeções com o resultado das urnas. (LGLM)