A mãozinha de Aécio a Dilma

By | 27/09/2014 11:59 pm

Fernando Rodrigues, colunista da Folha.

A menos que ocorram movimentações bruscas e atípicas, haverá segundo turno na eleição presidencial, como mostra a pesquisa Datafolha realizada nos dias 25 e 26. Dilma Rousseff (PT) tem agora 40% das intenções de voto contra 27% de Marina Silva (PSB).

Aécio Neves (PSDB) até variou positivamente nas últimas duas semanas, mas tem apenas 18%. Nunca em eleições presidenciais brasileiras alguém no terceiro lugar com esse nível de apoio, nesta fase da campanha, conseguiu passar ao segundo turno.

Isto posto, o que mais importa agora é verificar a consistência dos votos de Dilma e Marina e a distância que as separa, sobretudo nas simulações de segundo turno.

Nas quatro eleições presidenciais nas quais houve segundo turno, nunca quem passou à frente perdeu a rodada final. Foi assim com Fernando Collor, em 1989, Lula (2002 e 2006) e Dilma (2010). Só que a disputa atual tem características únicas.

Nas simulações de segundo turno de 2002, 2006 e 2010, Lula e Dilma nesta época tinham taxas de intenção de voto variando de 52% a 57%. Hoje, a petista está numericamente à frente, mas exibe uma robustez menor do que há quatro anos: 47% contra 43% de Marina.

Mantido o atual ritmo de alteração nas taxas de cada candidato, daqui a uma semana as diferenças não estarão muito diferentes. No final, quem decidirá a disputa é o eleitorado aecista. Embora o tucano deva amargar o pior desempenho de um presidenciável do PSDB nos últimos 20 anos, seus apoiadores terão o poder de decidir a parada mais adiante.

O cenário é irônico. Aécio se apresenta como o mais preparado para derrotar Dilma e desalojar o PT do Palácio do Planalto. Por essa razão, sentou a pua em Marina nos últimos 20 dias. Não se beneficiou da estratégia, mas agregou-se ao marketing petista e ajudou a desossar a pessebista. Se Dilma ganhar, terá muito a agradecer ao candidato do PSDB.

Comentário

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *