(Jornal da Paraíba)
A Pesquisa Ipespe sobre a corrida para o governo da Paraíba nas eleições de 5 de outubro mostra o senador Cássio Cunha Lima, da coligação “A Vontade do Povo”, na liderança, com 43% das intenções de voto. O tucano está com 7 pontos percentuais de vantagem sobre o seu principal adversário, o governador Ricardo Coutinho, da coligação “A Força do Trabalho”, que aparece com 36% das intenções de voto.
O senador Vital do Rêgo Filho (PMDB) está na terceira posição, com 3% das intenções de voto. Já os candidatos Major Fábio, Antônio Radical e Tárcio Teixeira não pontuaram na pesquisa. Os votos nulos e brancos somam 7% e os eleitores indecisos, ou seja, aqueles que não sabem ou não responderam, somam 10%.
O cenário atual apresenta Cássio na liderança nas regiões do Agreste (50% a 28%) e Borborema (49% a 29%), enquanto Ricardo lidera nas regiões da Mata (42% a 35%) e Sertão (43% a 41%). Na capital, a diferença é de 9 pontos percentuais pró Ricardo, que tem 42% contra 33% do adversário. Em Campina Grande, Cássio tem quatro vezes a votação do seu opositor, com 56% contra 14%, uma diferença de 42 pontos percentuais.
Na pesquisa espontânea, Cássio lidera com 38% contra 32% de Ricardo. Em seguida vem Vital com 3%. Os outros candidatos não pontuaram. Os votos nulos e brancos somam 7% e os que não sabem ou não responderam somam 19%.
Contratada pelo Jornal da Paraíba, a pesquisa foi realizada nos dias 23 a 25 de setembro e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), sob o protocolo número PB-00035/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o protocolo número BR – 00863/2014. Foram realizadas 1.500 entrevistas. A margem de erro da pesquisa é de 2,6%, com uma confiabilidade de 95,45%.
Comentário do programa – Apesar de feita por um instituto de Pernambuco que já teve várias pesquisas com divulgação barrada pelo TRE por irregularidades, a pesquisa não conseguiu esconder alguns detalhes interessantes. Ricardo lidera em João Pessoa, na Zona da Mata e no Sertão, Cássio nas outras regiões, inclusive com 20 pontos de vantagem na região da Borborema e 42 em Campina Grande. Enquanto isso, mesmo em Campina Grande, a candidatura de Vital é anêmica, não passa de 3%, apesar de até Lula, que dizem ser especialista em eleger “postes”, estar pedindo votos para ele. Se não conseguir eleger Zé Maranhão senador, o PMDB se enterra de vez. A sorte deles é que Zé está disparado, se as pesquisas não o enganarem com fizeram em 2010. (LGLM)