(Jozivan Antero, no Patos Online)
A manhã desta quarta-feira, dia 24, em que se homenageia a padroeira da cidade de Patos, Nossa Senhora da Guia, também foi marcada por um fato histórico, pois a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA), regional de Patos, cravou a 1ª estaca que demarca a delimitação das margens do Rio Espinharas.
A escolha da data para se fincar a 1ª estaca de cimento foi acordada entre os membros do Rotary para homenagear o Dia da Padroeira da cidade de Patos, Nossa Senhora da Guia.
Vários membros do Rotary acompanharam a ação. A 1ª estaca, das centenas que possivelmente virão, está localizada próxima à ponte de acesso ao Bairro Salgadinho, saída para Campina Grande, em Patos. O Rotary abraçou a campanha pela revitalização do Rio Espinharas com o lema: SOS Rio Espinharas.
De acordo com Capitão Edson Hugo, diretor da SUDEMA, a estaca marca um momento importante do início da revitalização do Rio Espinharas. Toda a demarcação das margens do rio já foi efetuada e as estacas demarcarão esses pontos da delimitação da área.
O Capitão Edson Hugo relatou que serão utilizadas cerca de 1.800 estacas. “Vamos iniciar uma campanha para que a população de Patos possa contribuir com a compra das estacas, pois esse é um bem comum e pra toda sociedade. Estamos fazendo um trabalho para que muitos vivam um momento que já foi vivido por nós que vimos o Rio Espinharas sendo utilizado por todos, e não como está hoje, ou seja, degradado”, relata Hugo.
A ideia é que as áreas delimitadas possam ser utilizadas para práticas de esportes, aventuras e até caminhadas em um período próximo. A SUDEMA vai iniciar uma campanha para a doação de estacas entre a sociedade patoense.