Uma viagem no tempo pelo Antiquário Vila de Patos

By | 27/09/2014 11:59 pm

(Jozivan Antero, no Patos Online)

Ao entrar no Antiquário Vila de Patos, localizado na Rua José Genuíno, Centro, próximo ao Mercado Público Juvino Lilioso, temos a sensação de que estamos em uma máquina do tempo. Vitrolas do início do século XX, revistas que trazem os grandes clássicos do cinema mundial, telefones que um dia representaram artigos de luxo, discos, rádios, fotos, livros e máquinas de escrever. Objetos diversos que causam nostalgia.

O Antiquário Vila de Patos é o único do sertão e o 3º no Estado da Paraíba. Ele foi fundado em 1998 pelo senhor Carlos Afonso Guedes, 66 anos, e começou como hobby, pois quando criança os presentes recebidos foram guardados com carinho. Carlos Afonso é filho do saudoso vereador patoense Abdias Guedes.

Um fato que chama atenção é que o antiquário começou com objetos da própria família do proprietário. Depois o hobby virou comércio, mas nem todas as peças estão à venda. “Só tem umas cinco peças que não vendo, o resto é tudo para vender. Um dia que eu não estiver mais condições eu doo a uma instituição”, relata Seu Afonso.

Cartazes de filmes clássicos que fizeram sucesso nas noites memoráveis do povo patoense no Cine Eldorado. Revistas dos tempos áureos dos artistas mundiais que mexiam com o coração e a imaginação dos cinéfilos ávidos diante das telas.

Um capítulo a parte é o acervo fotográfico que traz uma lembrança das personalidades e locais da cidade de Patos. Foto do Ginásio Diocesano de Patos, atual Escola Estadual Monsenhor Manuel Vieira, Agência Central dos Correios, Catedral de Nossa Senhora da Guia, 1ª Igreja Batista, a Pedra do Cruzeiro (Centro de Patos), além de outras que ajudam a compreender o crescimento da “Capital do Sertão”.

Uma viagem pelo tempo! Isso é sentido ao estar nos pequenos cômodos do Antiquário Vila de Patos.

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *