De pesquisas e pesquisas (*)

By | 19/10/2014 12:44 am

Já chamamos a atenção aqui neste programa que a pesquisa que mais acertou o resultado das eleições aqui na Paraíba foi a realizada pelo IBOPE e divulgada justamente no domingo das eleições. Ela deu um empate entre Cássio e Ricardo de 47 a 47%, quando o resultado final deu 47,44 para Cássio e 46,05 para Ricardo.

O IPESPE divulgou uma pesquisa no dia 27 de setembro que dava uma maioria de sete pontos para Cássio, 43 a 36 por cento. Será que as pesquisas divulgadas pelo mesmo instituto esta semana merecem fé?. O IPESPE diz que no segundo turno Cássio tem 48% e Ricardo 43%. A pergunta é: onde Cássio foi arranjar mais quatro pontos de maioria? Será que os cinco por cento obtidos por Vitalzinho foram todos para Cássio, agora que o PMDB de Campina está todo trabalhando para Ricardo? E no resto do Estado o PMDB não vai transferir nenhum voto para Ricardo? Em João Pessoa, no primeiro turno Ricardo teve doze por cento mais votos do que Cássio, para onde foram estes votos se a diferença em favor de Ricardo, segundo o IPESPE diminuiu para apenas seis por cento? Em Campina Grande com os Vital do Rego trabalhando para Ricardo a votação do governador cairia de 29 para 26%?

Não queremos dizer que Ricardo já ganhou a eleição. Mas os números desta pesquisa do IPESPE são realmente muito estranhos. Não têm a menor lógica.

Redigimos este comentário no final da tarde da sexta e ficamos aguardando a pesquisa do IBOPE que estava registrada no TRE para ser divulgada nesta sexta-feira. A pesquisa do IBOPE apenas confirmou as nossas conclusões. Segundo o IBOPE o resultado é o oposto ao informado pelo IPESPE: Ricardo tem 48% e Cássio 42% se considerarmos os votos brancos, nulos ou não informados. E Ricardo teria 53% e Cássio 47% considerando apenas os votos validos. Este é o quadro atual, de acordo com o IBOPE. Claro que pode mudar daqui para a eleição, mas a tendência é dar Ricardo no resultado final. Até por que, segundo a mesma pesquisa, a rejeição de Cássio é maior do que a de Ricardo e os eleitores acham que Ricardo tem mais chance de ganhar do que Cássio. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Opinião

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *