Ibope, considerando só votos válidos: Ricardo tem 53% e Cássio, 47%, na Paraíba (*)

By | 19/10/2014 12:40 am

Do G1 PB

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (17) aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos na corrida para o governo da Paraíba:

Ricardo Coutinho (PSB) – 53%
Cássio Cunha Lima (PSDB) – 47%
Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
A pesquisa foi encomendada pelas TVs Cabo Branco e Paraíba.

É o primeiro levantamento divulgado pelo instituto no segundo turno da eleição para governador da Paraíba.

Votos totais
Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:

Ricardo Coutinho (PSB) – 48%
Cássio Cunha Lima (PSDB) – 42%
Branco/nulo – 6%
Não sabe/ não respondeu – 4%

O Ibope fez a pesquisa entre os dias 14 e 16 de outubro. O instituto ouviu 812 eleitores. A margem de erro é de três pontos, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número PB-00046/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-01106/2014.

No primeiro turno, Cássio teve 47,44% dos votos válidos e Ricardo, 46,05%.

Comentário do programa – Quem leu o Jornal da Paraíba de ontem deve ter notado como o jornal é tendencioso. A manchete principal do jornal diz em letras garrafais: IBOPE APONTA EMPATE ENTRE RICARDO E CÁSSIO, quando há uma diferença de seis por cento. Certo que há uma situação de empate técnico pois a margem de erro é de três pontos para cima e três para baixo. Mas é empate técnico no limite e a manchete do jornal deveria chamar a atenção para este detalhe de empate técnico. Na realidade o empate só acontecerá se houver mais três pontos favoráveis a Cássio e três pontos desfavoráveis a Ricardo. Será que tudo dá certo para Cássio e tudo dá errado para Ricardo? A própria pesquisa diz que o índice de rejeição de Cássio é de 43% e o de Ricardo é de 38% o que é uma vantagem para Ricardo, mesmo que estivessem numericamente empatados, pois Ricardo teria mais possibilidade de melhorar os índices do que Cássio. Por fim a pesquisa apurou que Ricardo é favorito para ganhar as eleições segundo 47% dos eleitores, enquanto apenas 43% dizem que o favorito é Cássio, invertendo uma tendência das pesquisas de primeiro turno, quando se dizia que Cássio era o favorito. O empate quase numérico no primeiro turno desmentiu estes prognósticos. (LGLM)

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *