Do G1 PB
Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (17) aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos na corrida para o governo da Paraíba:
Ricardo Coutinho (PSB) – 53%
Cássio Cunha Lima (PSDB) – 47%
Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
A pesquisa foi encomendada pelas TVs Cabo Branco e Paraíba.
É o primeiro levantamento divulgado pelo instituto no segundo turno da eleição para governador da Paraíba.
Votos totais
Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:
Ricardo Coutinho (PSB) – 48%
Cássio Cunha Lima (PSDB) – 42%
Branco/nulo – 6%
Não sabe/ não respondeu – 4%
O Ibope fez a pesquisa entre os dias 14 e 16 de outubro. O instituto ouviu 812 eleitores. A margem de erro é de três pontos, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número PB-00046/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-01106/2014.
No primeiro turno, Cássio teve 47,44% dos votos válidos e Ricardo, 46,05%.
Comentário do programa – Quem leu o Jornal da Paraíba de ontem deve ter notado como o jornal é tendencioso. A manchete principal do jornal diz em letras garrafais: IBOPE APONTA EMPATE ENTRE RICARDO E CÁSSIO, quando há uma diferença de seis por cento. Certo que há uma situação de empate técnico pois a margem de erro é de três pontos para cima e três para baixo. Mas é empate técnico no limite e a manchete do jornal deveria chamar a atenção para este detalhe de empate técnico. Na realidade o empate só acontecerá se houver mais três pontos favoráveis a Cássio e três pontos desfavoráveis a Ricardo. Será que tudo dá certo para Cássio e tudo dá errado para Ricardo? A própria pesquisa diz que o índice de rejeição de Cássio é de 43% e o de Ricardo é de 38% o que é uma vantagem para Ricardo, mesmo que estivessem numericamente empatados, pois Ricardo teria mais possibilidade de melhorar os índices do que Cássio. Por fim a pesquisa apurou que Ricardo é favorito para ganhar as eleições segundo 47% dos eleitores, enquanto apenas 43% dizem que o favorito é Cássio, invertendo uma tendência das pesquisas de primeiro turno, quando se dizia que Cássio era o favorito. O empate quase numérico no primeiro turno desmentiu estes prognósticos. (LGLM)