A secretaria de Agricultura de Patos está orientando os produtores rurais do município sobre os procedimentos da segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, lançada no 1º de outubro pelo Ministério da Agricultura em todo o país. A febre aftosa é uma doença viral e contagiosa, que afeta animais bovinos, ovinos e caprinos.
O secretário de Agricultura do município, Sebastião dos Santos, disse que os produtores precisam ficar atentos aos prazos e vacinar o rebanho, evitando deixar para o último momento. “A campanha já começou e a orientação que repassamos para os produtores rurais é que procurem vacinar o rebanho e depois fazer o registro junto aos órgãos de fiscalização”, disse.
Após a vacinação dos animais, o produtor deve apresentar a relação dos animais vacinados e a nota fiscal da vacina na Defesa Agropecuária ou Emater, para comprovar a vacinação do rebanho. “É importante ressaltar que o produtor que não vacina o seu rebanho, não tem direito a guia de trânsito animal – GTA, documento que permite a comercialização do animal para os outros municípios e estados”, lembrou Sebastião dos Santos.