Dia “D”: vacinação contra pólio e sarampo supera índice de 60% na 1ª etapa da campanha, em Mãe Dágua

By | 15/11/2014 7:22 pm

A Secretaria Municipal de Saúde do município de Mãe d’Água-PB, superou o indice de 60% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde – MS – na 1ª etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. A informação foi dada nesta terça feira, 11, pela secretária de saúde do município, Fátima Carvalho. “Isso graças aos nossos profissionais de saúde que se empenharam na divulgação maciça da campanha, inclusive, no dia da vacinação”, revelou Fátima Carvalho. “Com isso, aplicamos 151 doses da vacina Sabin, contra a paralisia infantil, e 153 contra o sarampo”, revelou a secretária de saúde.

Fátima Carvalho disse ainda que esse percentual já era esperado e que na próxima etapa, que acontece no próximo sábado 22, a expectativa é a de que a meta estabelecida pelo MS seja facilmente alcançada. “Contudo, nossa campanha se estenderá normalmente até o dia 30 de novembro e até lá manteremos 02 (dois) vacinadores percorrendo casa a casa da Zona Rural, para que nenhuma criança fique sem tomar as doses”, garantiu. “O Ministério da Saúde estipula uma meta e nós estipulamos outra que é justamente a de ultrapassá-la”. Concluiu.

A vacinação contra a poliomielite – responsável pela paralisia infantil – tem como população-alvo crianças de 06 meses até menores de 05 anos. A expectativa do MS é vacinar mais de 12,7 milhões de crianças em todo o país. Foram distribuídas em todo o país cerca de 17,8 milhões de doses da vacina oral poliomielite (VOP) – vacina em gotas – que será utilizada prioritariamente. No entanto, é recomendada às Coordenações Estaduais de Imunizações a disponibilização da vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável, para as crianças acima de seis meses que estão com esquema vacinal atrasado.

Já a vacina tríplice viral, destinada à vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola, será aplicada em crianças de um ano a menores de cinco anos. A estimativa é promover a vacinação de 10,9 milhões de crianças. O MS distribuirá cerca de 12,5 milhões de doses da vacina. A campanha de seguimento contra o sarampo está sendo realizada em todos estados e no Distrito Federal.

Comentário

Category: Regionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *