Segunda etapa contra febre aftosa na Paraíba é lançada no Sertão

By | 15/11/2014 7:23 pm

Aconteceu no sábado (8/11) na fazenda Maranata, na zona rural do município de Santa Terezinha, o lançamento da segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa na Paraíba, anunciada pelo Ministério da Agricultura em todo o país no início deste mês. O objetivo da campanha é vacinar 95% de todo rebanho no estado, que segundo a Defesa Agropecuária compreende ao total de 1,3 milhões de animais.

O proprietário da fazenda Maranata e secretário de Agricultura de Santa Terezinha, Pedro de Luna, ressaltou a importância da campanha para a saúde do animal. “É uma campanha muito importante para o controle da saúde animal e os produtores não podem deixar de participar, uma vez que se trata de uma medida preventiva contra a doença”, disse.
Atualmente a Paraíba é considerada pelo Ministério da Agricultura como território livre da febre aftosa com vacinação. Segundo o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca da Paraíba (SEDAP), Agamenon Vieira, a classificação assegura aos produtores do estado o trânsito livre dos animais para comercialização em outras regiões. “Desde o ano 2000 não temos nenhum caso de contaminação de animais com o vírus da febre aftosa, porém, precisamos continuar o trabalho de prevenção. O objetivo do estado hoje é tornar a nossa área livre da febre aftosa sem vacinação”, comentou.
O secretário de Agricultura de Patos, Sebastião dos Santos, participou do evento e alertou os produtores sobre o prazo da campanha. “O período de vacinação começou no dia 1 deste mês e se estende até o próximo dia 30, portanto, os produtores devem ficar atentos quanto ao período da segunda etapa. Outra observação é que o documento da guia de trânsito animal (GTA) que libera o animal para comercialização, só pode ser liberado diante da comprovação da vacinação do animal e sua situação de regularidade junto aos órgãos de fiscalização”, ressaltou.
Para cumprir com o processo de documentação da campanha, os produtores rurais devem comprar a vacina nas farmácias veterinárias e depois da vacinação apresentar a relação dos animais vacinados, mais a nota fiscal do produto para o cadastro no prazo de dez dias na Defesa Agropecuária ou Emater. A febre aftosa é considerada uma doença viral e contagiosa, que afeta animais bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos.  Os produtores que não vacinarem seus animais estarão sujeitos à multa no valor R$ 160 por animal.
Participaram do lançamento da segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, o gerente da Defesa Agropecuária da Paraíba, Rubens Tadeu, o tenente coronel do 3° Batalhão de Policia Militar, Enéas da Cunha Rolim, além de médicos veterinários e representantes dos órgãos de fiscalização envolvidos na campanha.

Comentário

Comentário

Category: Estaduais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *