A presidente Dilma Rousseff (PT) se reuniu com o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), na tarde desta quarta-feira (19). Durante o encontro, o socialista apresentou proposta para a criação do terceiro eixo da transposição do Rio São Francisco no Vale do Piancó, com um valor de R$ 200 milhões. Segundo o governador, Dilma garantiu que a obra será incluída na terceira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3).
A obra pode ampliar a distribuição de água do rio São Francisco no estado. Segundo o governador, Dilma concordou que é necessário acelerar os trabalhos para que a obra seja concluída em meados de 2016. “Esse é o desejo da presidente, que tem cobrado do ministério, dos estados, uma aceleração nesses investimentos e tem garantido os recursos necessários para isso”, afirmou Ricardo.
De acordo com o governo federal, o projeto de Integração do São Francisco já está com mais de 60% de sua estrutura concluída. São dois eixos, leste e norte, em 469 quilômetros de extensão, levando água para abastecimento e irrigação em quase 400 municípios de quatro estados nordestinos – Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará.
Ricardo Coutinho defendeu, na reunião com Dilma, que o governo federal estabeleça uma agenda positiva visando a manutenção dos investimentos. De acordo com o governador, o Nordeste “passa pela pior crise (hídrica) dos últimos 100 anos”. Ele afirmou que a União e o governo da Paraíba tem uma vasta política de cooperação na área de segurança hídrica e devem trabalhar juntos para debelar os efeitos da seca.
Entre outras obras de infraestrutura, Coutinho citou a necessidade de ampliação do porto de Cabedelo e do aeroporto Castro Pinto em João Pessoa.