Ascom | Câmara Municipal de Patos
Com o intuito de ampliar o debate sobre a nomeação de ruas em Patos, que foi levantado pelos parlamentares da Câmara Municipal, a presidente da Casa, vereadora Nadir Rodrigues, juntamente com os pares que compõem a Mesa Diretora, reuniram-se na tarde desta quarta-feira (19), com dois representantes da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, para juntos, buscarem um entendimento a respeito do número de ruas que não possuem nome no cadastro da empresa, e que, em função disto, vem dificultando o processo de entrega de correspondências aos moradores dessas localidades.
Os servidores designados para fazer a explanação sobre a codificação postal vigente aqui no município foram a analista de Correios, Célia Rejane Porto de Oliveira e o técnico de Correios responsável pela coordenação de geoprocessamento, Fábio Rogério Nascimento Silva, que apresentaram aos vereadores a visão urbana que os Correios têm da cidade de Patos, feita no ano de 2011, com base no Plano Diretor do município.
De acordo com Célia Rejane, faz-se necessário que haja um trabalho conjunto dos Poderes Legislativo e Executivo para seja feita uma atualização deste cadastro e para que esta seja uniforme.
“O cadastro de logradouros que dispomos foi realizado em 2011, com base em um Projeto de Lei que definia os bairros à época, então, esse trabalho precisa ser atualizado e deve ser feito pela Câmara Municipal, junto com a Prefeitura, unindo esforços para que tenhamos um só cadastro e para que toda população saiba exatamente qual é o seu endereço”, destacou.
A presidente da Casa e da comissão que irá trabalhar para que esse processo seja realizado e para que todas as ruas de Patos possam ser nomeadas, fez uma avaliação desse momento e ressaltou que nada será feito sem o apoio e o conhecimento da população.
“Neste primeiro momento, nós preferimos ouvir os Correios e esta consulta nos mostrou que Patos tem ruas sem nome, bairros sem nome; que a gente precisa rever a área urbana do município, que precisa ampliar essa discussão e atualizar o Plano Diretor de nosso município, mas, em todas essas etapas a população será ouvida, nada será realizado sem que a população concorde”, reafirmou Nadir.
Comentário do programa – Há muito que a cidade de Patos carecia dessa providência. Mas há uma providência complementar que a prefeitura precisa tomar de não menor importância. A regularização da numeração das casas. Muitas ruas têm mais de uma numeração, dificultando o trabalho de carteiros, cobradores, fiscais os mais diversos, entregadores de correspondência de concessionárias de serviços públicos e assim por diante. A rua Padre Anchieta, por exemplo, tem pelo menos três numerações diferentes. Outras têm numerações pares e impares do mesmo lado, sem nenhum critério. Os técnicos da prefeitura poderiam anotar os números corretos nas paredes das casas e deixar que cada um providencie as placas com os números, fornecendo as placas apenas nos casos daqueles mais carentes. (LGLM)