(Jozivan Antero, no Patos Online)
A Câmara Municipal de Patos, Casa Juvenal Lúcio de Sousa, está de posse das mais de 4.000 assinaturas de eleitores da cidade que se propuseram a assinar o 1º Projeto de Iniciativa Popular encabeçado pelos moradores da antiga Rua Vidal de Negreiros e demais colaboradores. O projeto pede o retorno do nome Vidal de Negreiros a atual Rua João Bosco de Araújo, bem como procura reestabelecer a lei revogada que impedia que tais mudanças acontecessem.
De acordo com informações de bastidores, oito vereadores estariam dispostos a votar favoravelmente ao Projeto de Iniciativa Popular, são eles: Isis Karla (PRTB), Jardelson Pereira (PV), Toinho Nascimento (PV), Fernando Jucá (PT), Jefferson Melquiades (PMDB), Sales Júnior (PRB), Inácio de Gelo (DEM) e Diogo Medeiros (PSB).
O projeto precisa de nove votos para ser aprovado e agora depende de apenas um vereador para ser consolidado como vitorioso. A justificativa do projeto foi elaborada pelo ex-vereador José Augusto Longo com base em argumentos que esclarecem os reais motivos da luta dos moradores da antiga Rua Vidal de Negreiros. O vereador Toinho Nascimento (PV) foi o parlamentar que deu entrada conforme determina a lei.
Os vereadores Nadir Rodrigues (PMDB), Lucinha Peixoto (PCdoB), Cláudia Leitão (PR) e Maurício Alves (PMDB) ainda não se posicionaram com relação ao projeto.
O voto dado como certo para votar contra é do vereador Ivanes Lacerda (PSD) que apresentou a lei modificando o nome da Rua Vidal de Negreiros para João Bosco de Araújo.
Os moradores temem uma manobra da Câmara Municipal de Patos no sentido de demorar a por em votação e para tirar o foco da discussão em torno do 1º Projeto de Inciativa Popular do Município.
Comentário do programa – Esperamos que os vereadores respeitem a manifestação da sociedade, expressa no projeto de iniciativa popular respaldado na própria constituição do município, a sua lei orgânica. (LGLM)