Foi realizada na noite desta quarta-feira, 26 de novembro, na Casa Juvenal Lúcio de Sousa, Audiência Pública que ampliou o debate sobre o transporte público coletivo e individual, a acessibilidade e a mobilidade urbana na cidade de Patos.
A audiência contou com a presença da presidente Nadir Rodrigues, dos vereadores Maurício Alves, Inácio de Gelo, Lucinha Peixoto e Isis Karla; do procurador do Município, Walber Mota, que representou a prefeita Francisca Motta; do coordenador de transportes da STTrans, Damião Oliveira, representando o superintendente Marcos Eduardo; do Leonides Gomes, comandante da 4ª CPTRAN; do presidente do Sindicato dos Taxistas, Marcos Santos e do ex-prefeito e deputado eleito Nabor Wanderley.
O vereador Maurício Alves, autor da propositura para realização da audiência, disse que este encontro foi excepcionalmente importante e listou algumas das propostas apresentadas pelos representantes de Sindicatos e outras entidades presentes.
“Nós tivemos uma discussão ampla, a audiência se prolongou bastante, e tivemos a oportunidade de discutir e ouvir opiniões e propostas para a melhoria da mobilidade urbana, as concessões públicas de transporte, da melhor regulação no que diz respeito ao transporte público de qualidade, a ampliação do número de vagas em estacionamento para motos e motonetas, a criação de ciclovias e ciclo faixas e zonas de lazer em nossa cidade e a definição sobre a criação de um fórum permanente de discussão, para que mensalmente possa ser realizada uma reunião para discutir o tema mobilidade”, destacou o vereador.
O tenente Leonides Gomes, comandante da 4ª CPTRAN, parabenizou a Casa pela realização da Audiência, ao vereador Maurício pela propositura e a todos pela participação.
O comandante ressaltou a importância do momento e disse que o debate sobre acessibilidade, mobilidade e sobre os transportes públicos coletivos e individuais foi de fundamental importância.
O presidente do Sindicato dos Taxistas, Marcos Santos, também falou sobre o encontro e disse que importantes pontos foram discutidos e que o saldo foi bastante positivo, uma vez que a categoria pode expor seu ponto de vista sobre questões como o número de pessoas com licença para realizar o transporte público em Patos e solicitar da Câmara e do Executivo a revisão da lei que regulamenta o serviço de táxi lotação no município.
Também participaram da Audiência desta quarta-feira a secretária de Infraestrutura, Assunção Trindade, o presidente do GIAASP, Luciano Dias, o presidente do sindicato dos mototaxistas, José Marcos e o presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Judivan Pereira, entre outros; e um bom número de taxistas e representantes de outras categorias.
Comentário do programa – Vamos esperar que tudo não fique no ‘blá-blá-blá” e que a audiência gere resultados positivos para a comunidade. (LGLM)