Vereador se diz preocupado com o funcionamento das UPAs de Patos, após serem inauguradas. (*)

By | 30/11/2014 12:43 am

O vereador patoense, Inácio de Gelo (DEM), durante entrevista á imprensa na tarde desta quarta-feira (26), se referiu aos comentários dos vereadores Sales Júnior (PRB) e Jefferson Melquíades (PMDB), que afirmaram que a obra da UPA do Jatobá estava parada.

Ele disse que a sua preocupação pessoal não é com a entrega das UPAs, mas sim em relação ao funcionamento delas.

“Minha preocupação é se o povo do Jatobá não vai sentir saudade do Maria Marques. A UPA na saída para Santa Terezinha é municipal, mas a UPA do bairro Jatobá é regional, e sendo assim, pertence a toda região de Patos. Vamos ver se esses prefeitos assumirão a responsabilidade de repassar as finanças dos municípios para que a UPA funcione bem em Patos.

Comentário do programa – A configuração da UPA porte I é de 5 a 8 leitos de observação, com capacidade de atender até 150 pacientes por dia numa população na área de abrangência de 50 mil a 100 mil habitantes. A UPA Porte II: com 9 a 12 leitos de observação terá a capacidade de atender até 300 pacientes por dia, numa população na área de abrangência de 100 mil a 200 mil habitantes. Ou seja, uma única UPA  já seria suficiente para atender a população da cidade de Patos. Se o Ministério da Saúde destinou duas UPAs para Patos provavelmente teve a intenção de estender o seu atendimento a toda a região. É pertinente a preocupação de Inácio de Gelo com a efetividade do funcionamento das UPAs. Caberá às comunidades abrangidas pela área de cobertura das UPAs, através de suas câmaras de vereadores, dos conselhos municipais de saúde,  organismos da sociedade e a imprensa independente, fiscalizar não só a qualidade do atendimento das UPAs como a pontualidade do repasse de recursos por parte dos diversos entes federativos. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *