PSB proíbe filiados de ter cargos na gestão Dilma

By | 30/11/2014 12:05 am

(Folha da sexta)

Em reunião da Executiva Nacional em Brasília nesta quinta-feira (27), o PSB anunciou que membros do partido estão proibidos de assumir cargos no governo da presidente Dilma Rousseff (PT).

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, diz que a resolução prevê uma posição de “independência propositiva” da sigla em relação ao governo: “Não vamos apoiar, nem fazer oposição sistemática. Teremos liberdade e autonomia para examinar os projetos e orientar nossa bancada”, diz.

O documento aprovado não prevê punições para os filiados que ocuparem cargos. As situações serão avaliadas caso a caso. O estatuto prevê sanções que vão de advertência à expulsão.

Siqueira contemporiza: “Temos um histórico de resolver as coisas pelo diálogo. Não acredito que teremos problemas de indisciplina”.

A decisão reforça o afastamento do PSB em relação ao PT. Eles foram aliados nos dois mandatos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e na maior parte da gestão da presidente Dilma.

Os pessebistas entregaram os cargos federais em outubro de 2013 para lançar Eduardo Campos, então governador de Pernambuco, à Presidência da República.

A decisão da Executiva impede uma maior aproximação entre o governo federal e os diretórios estaduais do PSB que apoiaram Dilma: Acre, Amapá, Bahia e Paraíba.

A medida também vai atingir diretórios que apoiaram Aécio Neves (PSDB) no segundo turno da corrida presidencial, mas que têm relação próxima com o PT local –como o diretório de Sergipe.

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *