(Jozivan Antero, no Patos Online)
As sanfonas deram o tom para as belas músicas cantadas pelo cantor Aécio Flávio em mais um ano de homenagem ao eterno Rei do Baião, Luiz Gonzaga. O evento aconteceu na noite desta sexta-feira, dia 12, na Concha Acústica Nilson Batista, Praça Edivaldo Mota, centro de Patos.
Neste sábado, dia 13, o Rei do Baião, se vivo fosse, estaria completando 102 anos. Luiz Gonzaga deixou centenas de músicas que retratam o sertão, o homem do campo, a política, a natureza, as amarguras, alegrias, aventuras, a riqueza e o sofrimento de um povo, em resumo, Luiz Gonzaga imortalizou-se através da música e criou um ritmo, o baião.
A apresentação comandada pelo radialista, cantor e poeta Aécio Flávio contou com os sanfoneiros Zé Nilton do Acordeom e Goró, Miguelão, Paraguai, Paulo Barbosa e Cacau. O evento também teve a participação especial do sanfoneiro Dedé de Helena. Entre músicas de Luiz Gonzaga e poesias, o grupo mostrou que as canções do Rei do Baião estão cada vez mais presentes na cultura popular de qualidade.
O tributo a Luiz Gonzaga foi prejudicado devido à falta de cadeiras para atender parte do público presente. O jornalista Jamersom Ferreira, colaborador do evento, disse que solicitou, desde o mês de outubro, 50 cadeiras por parte da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Patos, mas não foi atendido. A falta de cadeiras foi reclamada por muitos presentes ao evento.