(Jozivan Antero, no Patos Online)
A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STtrans), da cidade de Patos, instalou tachões no cruzamento das ruas Felizardo Leite com Oscar Torres, próximo da Feira da Troca, Bairro Liberdade. A medida foi para reduzir a velocidade dos carros e evitar acidentes no trecho que tem sido palco de choques envolvendo veículos.
Apesar da boa intenção do órgão de trânsito, a resolução 336 de 24 de novembro de 2009, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), é clara no seu artigo 2º e parágrafo único: “É proibida a utilização de tachas e tachões, aplicados transversalmente à via pública, como redutor de velocidade ou ondulação transversal”.
Na última quinta-feira, dia 04, por volta das 18h00, mais um acidente foi registrado no referido trecho quando um carro colidiu violentamente com uma moto que cruzava na localidade. O condutor do automóvel evadiu-se da cena e os passageiros da moto precisaram ser socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e por equipes do Corpo de Bombeiros, por sorte os danos foram só materiais e com escoriações leves das vítimas.
Mesmo diante de problemas de acidentes em alguns pontos como o supracitado, a colocação de tachas e tachões encontram-se proibidas por causar transtornos aos condutores e danos aos veículos. Esse entendimento é do próprio órgão superior de trânsito que rege as leis e resoluções sobre o trânsito no Brasil.
Os motoristas também reclamaram que a obrigatoriedade da parada foi colocada na Rua Felizardo Leite, rua com maior tráfego (via arterial), enquanto a via da Rua Oscar Torres, com menor trafegabilidade (via coletora) ficou com rua preferencial.