STtrans instala tachões proibidos pelo CONTRAN, em Patos

By | 13/12/2014 9:27 pm

(Jozivan Antero, no Patos Online)

A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STtrans), da cidade de Patos, instalou tachões no cruzamento das ruas Felizardo Leite com Oscar Torres, próximo da Feira da Troca, Bairro Liberdade. A medida foi para reduzir a velocidade dos carros e evitar acidentes no trecho que tem sido palco de choques envolvendo veículos.

Apesar da boa intenção do órgão de trânsito, a resolução 336 de 24 de novembro de 2009, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), é clara no seu artigo 2º e parágrafo único: “É proibida a utilização de tachas e tachões, aplicados transversalmente à via pública, como redutor de velocidade ou ondulação transversal”.

Na última quinta-feira, dia 04, por volta das 18h00, mais um acidente foi registrado no referido trecho quando um carro colidiu violentamente com uma moto que cruzava na localidade. O condutor do automóvel evadiu-se da cena e os passageiros da moto precisaram ser socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e por equipes do Corpo de Bombeiros, por sorte os danos foram só materiais e com escoriações leves das vítimas.

Mesmo diante de problemas de acidentes em alguns pontos como o supracitado, a colocação de tachas e tachões encontram-se proibidas por causar transtornos aos condutores e danos aos veículos. Esse entendimento é do próprio órgão superior de trânsito que rege as leis e resoluções sobre o trânsito no Brasil.

Os motoristas também reclamaram que a obrigatoriedade da parada foi colocada na Rua Felizardo Leite, rua com maior tráfego (via arterial), enquanto a via da Rua Oscar Torres, com menor trafegabilidade (via coletora) ficou com rua preferencial.

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *