Genival Júnior
A atleta patoense Maria Aparecida Pereira Almeida, tentará nos dias 10 e 11 de janeiro, no Trial de Luta olímpica que acontecerá no Rio de Janeiro, obter a sua classificação para a seleção Brasileira de Luta Olímpica, que vai se preparar para a disputa do Grandprix de Paris, a ser realizado no início de 2015.
Aparecida vem conseguindo destaque em competições em nível de Paraíba, Norte-Nordeste e atualmente integra a Fundação Mãe Toinha de Judô e da Federação Paraibana de Judô e Lutas Associadas – FEPAJU.
Durante a disputa, a atleta concorrerá na categoria Sub 18, tendo a frente atletas na faixa de 44 kg. As disputas valem vagas para 10 competidores que serão selecionados em diversas categorias, para formar a seleção brasileira de Luta Olímpica, que fará preparação no Rio de Janeiro, visando à competição internacional.
De acordo com o professor Pedro Ramos, presidente da Fundação Mãe Toinha e representante da FEPAJU em Patos, a maior dificuldade até agora é conseguir duas passagens aéreas de ida e volta ao Rio de Janeiro.
Segundo ele, Aparecida está realizando treinamentos nos três turnos, sendo academia pela manhã, corrida a tarde e treino técnico à noite, tentando chegar bem na competição. “é uma chance nunca vista, colocar um atleta de Patos no cenário esportivo internacional”, disse Pedro Ramos.
Ramos chamou a atenção do empresariado patoense, para que apoiem Aparecida levando junto a sua marca na competição que vai acontecer no Rio de Janeiro. Segundo ele, estarão sendo realizados em breve os testes físicos, exames cardiológicos, PA de Tórax, exames de rotina, entre outros para testar as reais condições da atleta no sentido de estar apta a participar da competição.
A vaga para a seleção brasileira será obtida caso o título na modalidade Sub-18 venha a ser conquistada na final, que está prevista para o dia 11. Nesse caso, Aparecida ficará já no Rio, sob os cuidados técnicos da Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA).