Proprietário das FIP se pronuncia sobre permuta com Governo do Estado (sic) [*]

By | 17/01/2015 6:33 pm

(Patos Online).

O empresário é um dos proprietários da Fundação Francisco Mascarenhas e das Faculdades Integradas de Patos (FIP), João Leuson Palmeira, concedeu entrevista nesta terça-feira (13), onde se pronunciou a respeito de uma permuta aprovada por Lei e publicada no Diário Oficial, na edição do último sábado (10), realizada entre a instituição de ensino superior e o governo do estado.

Trata-se de uma permuta onde o imóvel do Estado onde hoje funciona o Presídio Padrão, será trocado por um imóvel de propriedade da Fundação Francisco Mascarenhas.

João Leuson informou que essa negociação já vem desde o governo de José Maranhão. Segundo explicou João Leuson, a Fundação ficará responsável por construir o novo Presídio Feminino, e ficará com o local onde hoje funcionam as instalações desse presídio.

“Reunimos com o governador, formulamos a proposta, e esta foi aceita pelas comissões. Iremos reunir o departamento de engenharia das FIP e da SUPLAN para que iniciemos os trabalhos. Acredito que daqui pra o mês de março deste ano teremos iniciado o trabalho nesse sentido. Além da construção, também disponibilizaremos um repasse de quinhentos mil reais para que será feito para o próprio presídio ou para um outro órgão designado pelo governador Ricardo Coutinho”, explicou.

Comentário do programaPor amor de Deus, senhor redator, não custa pesquisar um pouco antes de redigir uma notícia, para não escrever aberrações jurídicas como essa. As Faculdades Integradas de Patos pertencem à Fundação Francisco Mascarenhas e não a João Leuson. Este é dirigente da Fundação e na realidade as fundações não se originam de uma aglomeração de pessoas naturais, mas de um acervo de bens que, por meio de autorização legal, adquirem a faculdade de agir no mundo jurídico, observando, em tudo, as finalidades a que visou o seu instituidor ou seus instituidores. É importante observar que as fundações, por envolverem nítido interesse social na sua atividade, devem sofrer a fiscalização do Ministério Público (art. 66, do Código Civil). João Leuson deve ser presidente da Fundação Francisco Mascarenhas, como foi seu pai, José Gomes Alves, e como tal deve ser dirigente das Faculdades Integradas de Patos que são mantidas pela Fundação. Cabe-lhe gerir o patrimônio da Fundação, sujeito a fiscalização do Ministério Público. Nunca deve ser confundido como proprietário da Fundação ou das Faculdades Integradas de Patos. A fundação não tem proprietários. Tem instituidores, na sua origem, e dirigentes, na forma dos estatutos. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *