A Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon-Patos) realizou na primeira quinzena de 2015 uma coleta de dados para a pesquisa de preços do material escolar para o não letivo de 2015.
Conforme explicou a secretária Ana Lígia, a intenção do órgão é possibilitar uma amostragem dos preços de material escolar aos pais dos alunos.
A pesquisa foi realizada em três estabelecimentos comerciais da cidade de Patos, e segundo a secretária, a diferença de preço de um para o outro foi exorbitante.
“Constatamos uma diferença de preço de mais de mil por cento. Por isso a importância da pesquisa, ou seja, a importância dos pais pesquisarem, uma vez que podem conseguir o material escolar com um preço mais em conta. Numa lista de mais de trinta itens, existe mais de dez com uma diferença de cem por cento do menor para o maior preço”, afirmou.
Uma observação importante nesta época é que, a escola não pode obrigar de maneira alguma que os pais adquiram o material exclusivamente na escola, salvo o caso onde essa tenha uma marca registrada. Se não houve respeito a esta norma, os pais podem procurar orientação na sede do PROCON/Patos.
O PROCON está localizado na Rua Felizardo Leite, 32 – Centro, com o horário de atendimento ao público: de segunda à sexta-feira das 8h às 14h ou pelo telefone (83) 3423-3629.