(Jozivan Antero, no Patos Online)
Fruto do sonho, do esforço, da perseverança e da solidariedade do povo e do Grupo Amigas Viva a Vida, a Casa de Apoio ao Portador do Câncer de Patos (PB) teve suas obras concluídas nesta sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2015. A casa está localizada na Rua Juvenal Lêdo, Bairro Belo Horizonte, e agora aguarda alguns detalhes para a inauguração que deverá acontecer no mês de março.
A Casa de Apoio ao Portador de Câncer de Patos foi construída através de doações de pessoas de diversas camadas sociais da cidade de Patos e também de outras partes do país. O terreno foi doado pela Prefeitura Municipal de Patos na gestão da prefeita Francisca Motta (PMDB) e teve o empenho do empresário Damião do Rancho para o acompanhamento da construção, contratação de pessoal, além de colaboração em Parceria Público Privado (PPP).
Gerúsia Delfino, presidente do Grupo Amiga Viva a Vida, relatou emocionada os passos dados até a conclusão da obra que servirá de apoio aos que precisarem no momento de realização do tratamento do câncer. A Casa de Apoio está localizada há poucos metros das futuras instalações do Hospital de Oncologia, localizado na Rua Cinco de Agosto, no complexo do Hospital Regional de Patos, Bairro Belo Horizonte.
Lúcia Romão, coordenadora da Casa de Apoio ao Portador do Câncer, disse que está se preparando para a missão que lhe está sendo confiada, pois, de acordo com Lúcia, contará com apoio de outras pessoas tão empenhadas quanto ela.
Móveis, eletrodomésticos, roupas de cama, mesa e banho, utensílios domésticos, cadeiras, dentre outros objetos estão sendo organizados para atender as necessidades do local que precisa de outras doações para o pleno funcionamento.
Comentário do programa – Parabéns a Gerúsia Delfino, a Lúcia Romão, a Damião do Rancho e a todos os envolvidos na construção da Casa de Apoio. Vamos torcer agora pela conclusão, inauguração e funcionamento do Centro de Oncologia para que os portadores de câncer de Patos e de todo o Sertão possam ser tratados aqui, sem necessidade do deslocamento até Campina Grande ou João Pessoa, com todas as dificuldades que têm de enfrentar hoje. Que o povo de Patos dê todo apoio ao trabalho do Grupo Amigas Viva a Vida e ao funcionamento da Casa de Apoio. (LGLM)