Chefe do Detran/Patos explica como condutores podem tirar a ACC para ciclomotores (*)

By | 31/01/2015 4:39 pm

O chefe do Detran de Patos, Washington Queiroz, concedeu entrevista à imprensa local nesta sexta-feira (30), e na ocasião, informou sobre como o órgão está vendo toda a polêmica gerada em torno da apreensão e legalização dos ciclomotores, principalmente na cidade de Patos.

De acordo com Queiroz, muitos estão cobrando uma atitude do Detran, e garante que o órgão está se mobilizando.

“A resolução nº 002/2015 do CETRAN (órgão estadual de trânsito), fala do licenciamento, e nós estamos dando o prazo de noventa dias para que o município possa licenciar os veículos em questão. Em relação à ACC, o código de trânsito prevê que todo ciclomotor precisa que o condutor tenha, no mínimo, uma autorização para pilotar. Isso não vem de hoje, mas de muito tempo. Hoje estamos colocando em prática o que determina a lei”, explicou.

Washington Queiroz também criticou a atitude do representante da Associação Pernambucana dos Usuários dos Ciclomotores (APUC), que durante uma reunião ocorrida esta semana com a Sttrans e centenas de proprietários de ciclomotores, teria afirmado que a retirada de uma ACC deveria ser simples, ao ponto de uma pessoa não ser exigida para saber ler e escrever.

“O próprio código de trânsito diz que para uma pessoa tirar uma ACC, deve ter 18 anos e saber ler e escrever. Então, a gente fica triste de ver algumas pessoas falando algo dessa forma. Estou aqui pra mostrar que o Detran emite a ACC, e que essa permissão deve seguir os mesmos trâmites da CNH, passando pela Auto Escola e pelo Detran”, acrescentou.

Comentário do programaO licenciamento dos ciclomotores, pelo Código Brasileiro de Trânsito cabe aos municípios, enquanto que a emissão da Autorização para Condução de Ciclomotores é competência do DETRAN, com exigências semelhantes às feitas para emissão da CNH. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *