A bancada de oposição ao Governo do Estado na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) inicia a legislatura em minoria, com 14 deputados, contra 19 que estão apoiando a base governista. Já três deputados têm se declarado independentes, ainda não se posicionaram nem na oposição, nem na situação – Frei Anastácio (PT), Raniery Paulino (PMDB) e Trócolli Júnior.
Na disputa para a Mesa Diretora para o biênio 2015-2017, no último domingo, o deputado Adriano Galdino (PSB) foi eleito com 19 votos, quando acreditava que teria 21. Isso porque alguns deputados da oposição, a exemplo de Branco Mendes (PEN), Caio Roberto (PR) e Edmilson Soares (PEN) apoiaram a chapa vencedora à Mesa Diretora da Casa de Epitácio Pessoa. No entanto, Branco e Caio confirmaram que apesar de votarem no candidato da situação para presidente da ALPB, irão se manter na bancada de oposição.
“Votei no candidato Adriano Galdino (PSB), mas sou oposição. Ainda não tenho nenhum tipo de acordo junto ao governo”, disse. “Apesar de apoiar Adriano Galdino para a Mesa Diretora, me mantenho como oposição”, declarou Caio.
Já o deputado Edmilson Soares (PEN), apesar da orientação do partido, está na bancada governista. “Vamos aguardar para ver o desenrolar dos fatos”, disse Edmilson. O suplente de deputado Hervázio Bezerra (PSB), cotado para assumir a liderança da bancada de situação, confirmou a posição de Edmilson Soares. “Ele já anunciou o apoio de integrar a bancada do governo e será um nome referendado na ocupação das comissões. Edmilson foi o único a confirmar, formalmente, mas vamos trabalhar com Caio e Branco, na perspectiva de serem bem-vindos na bancada”.