Coordenador de Urgência e Emergência do Hospital de Patos reclama de demandas que deveriam ser resolvidas na atenção básica. (*)

By | 07/03/2015 7:23 pm

(Patos Online)

Allan Martins, coordenador do setor de Urgência e Emergência do Hospital Regional de Patos, foi o entrevistado desta terça-feira (03), do programa Espinharas Notícias, e na oportunidade falou sobre algumas mudanças adotadas recentemente, visando melhorar e agilizar o trabalho das equipes.

Segundo Allan, a triagem foi retirada para o meio externo do Hospital, procedimento que já funciona em outros hospitais. “A intenção é que a vítima seja atendida na porta de entrada do hospital, de acordo com a sua necessidade”, disse.

“A gente recebe diariamente um alto contingente de pessoas que configuram um atendimento primário, que deveria ser feito nas unidades de saúde, mas que são encaminhados para o hospital. Então a gente acaba dificultando um pouco o atendimento para aquelas pessoas que realmente precisam, exatamente pelo fato da gente ter que atender a casos de dor de garganta, dor de dente, resfriado, etc. O problema maior é dividir esses tipos de atendimentos com casos de Infarto Agudo do Miocárdio, um AVC, um politraumatismo, entre outros. Sendo assim, essa triagem exterior funciona no sentido de quebrar as filas na porta do hospital”, explicou.

Ele garantiu que tal medida possibilitou que as equipes hoje realizem um trabalho mais tranqüilo.

Atualmente o HRP é referência para 50 municípios, que dependem de assistência médica em urgência e emergência.

Comentário do programa Nas raras vezes que estivemos no Hospital Regional de Patos temos constatado o fato alegado por Allan Martins. O atendimento de baixa complexidade, feito pelo Hospital Regional, por falta de atendimento nos municípios é que determinam o congestionamento no Regional. E isto tem sido destacado nos nossos programas. Se um dia as nossas duas UPAs vierem a funcionar, esta demanda pelo atendimento de baixa complexidade certamente irá diminuir muito, desafogando o Janduy Carneiro. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *