(Jozivan Antero, no Patos Online)
O presidente do Sindicato Intermunicipal dos Agentes de Trânsito do Estado da Paraíba (SINATRAN/PB), Antônio Coelho, disse na noite desta quarta-feira, dia 11, que está havendo uma manobra política para dificultar a aprovação da lei de regulamentação dos ciclomotores, as conhecidas Cinquentinhas, por parte da Prefeitura Municipal de Patos.
De acordo com Coelho, a prefeita Francisca Motta (PMDB) havia se comprometido em regulamentar o transporte com os usuários dos ciclomotores durante uma reunião e também através do superintendente da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STtrans), Marcos Eduardo, e do assessor jurídico do referido órgão, Damião Oliveira, mas estranhamente a lei que poderia ser discutida nesta terça-feira, dia 10, por parte da Câmara Municipal dos Vereadores não foi enviada.
O líder da prefeita Francisca Motta, vereador Maurício Alves (PMDB), chegou a tecer críticas aos assessores jurídicos da Procuradoria do Município alegando que o projeto que cria o fundo de assistência aos usuários de ciclomotores estava em desacordo. Maurício Alves defendeu que a regulamentação seja feita pelo estado com diminuição de taxas a serem pagas pelos usuários. O fato revoltou o presidente do SINATRAN/PB que viu desencontro entre a prefeita e seu líder na Câmara.
Antônio Coelho acredita que um acordo político estaria sendo orquestrado entre lideranças políticas locais, a exemplo do deputado Nabor Wanderley (PMDB) e o Governo do Estado da Paraíba para que a responsabilidade de regulamentação fique com o Estado e não com o Município de Patos. Nabor chegou a usar a tribuna da Assembleia Legislativa para fortalecer o discurso que o DETRAN-PB ficasse na responsabilidade e não os municípios.
Diante da mudança de comportamento da gestão municipal e do possível acordo em nível estadual, o presidente do SINATRAN/PB está convidando os usuários para um ato público para terça-feira, dia 17, às 18h00 com concentração na Praça João Pessoa (Praça do CEPA) com destino a Câmara Municipal dos Vereadores.