Seguindo orientações do MEC e MPF, FIP reforça transparência no Fies

By | 14/03/2015 8:41 pm
  •         A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) das FIP fez ontem (12) a abertura de uma nova cota para o Fies. Foi disponibilizado o valor de 3 milhões de reais para o financiamento de cursos superiores mantidos pela Instituição.

    Na página das FIP no Facebook, os alunos registraram a dificuldade de acesso devido à lentidão no Sistema. O fato vem repercutindo na mídia nacional nos últimos dias. Universitários de todo o país estão enfrentando problemas com o SisFies, tanto no procedimento de aditamento quanto no processo de inscrição.

    Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os problemas no SisFies são decorrência do grande número de alunos pleiteando a inscrição. Ainda de acordo com o FNDE, o Ministério da Educação (MEC) está trabalhando continuamente para garantir a estabilidade e confiabilidade da plataforma.

    As FIP, através da CPSA, vem desenvolvendo todos os processos de adesão e aditamento do FIES, seguindo criteriosamente as determinações das portarias normativas do MEC e do Ministério Público Federal (MPF), no tocante a transparência de exposição das datas para abertura de cotas, validação de adesão e renovação de contrato.

    A CPSA tem instruído a comunidade acadêmica sobre o que é necessário para ter acesso ao financiamento. Desta forma, orienta-se que quaisquer denúncias relacionadas ao funcionamento do Fies devem ser encaminhadas diretamente à Ouvidoria das FIP, à CPSA e ao MPF, em Patos, no intuito de serem amplamente investigadas.

    De acordo com a Comissão, mais de 200 alunos conseguiram efetuar o financiamento na cota aberta ontem. Atualmente as FIP contam com cerca de 2.600 alunos vinculados ao Fies. A CPSA fica localizada na Unidade I das FIP, Bloco A, 1º andar e funciona de segunda a sexta-feira. Os acadêmicos podem entrar em contato pelo telefone (83) 3421-7300 ou pelo e-mail cpsa@fiponline.com.br.

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *