(Patos Online)
O Açude do Tubarão, localizado em um dos riachos que leva água para o manancial do Açude do Jatobá, amanheceu neste sábado, dia 11, transbordando e crescendo a esperança de que o Açude do Jatobá agora possa aumentar seu volume hídrico.
O internauta José Rildo da Nóbrega Alencar postou em seu facebook as fotografias do transbordamento do açude.
Aqui em Patos, segundo informações enviadas a nossa redação pelo agrônomo João Batista, choveu ontem, 6,0 mm no bairro Bela Vista (setor Norte) e 15 mm no Alto da Tubiba (setor Sul). Na Praça João Pessoa choveu 10 mm, segundo Renê Fontes e na Quixaba 35). Na minha granjazinha Asa Branca a chuva foi de 34mm. O acumulado do mês de abril é de 126,5 mm. Já neste ano já são contabilizados 544,5 mm.
Em Cacimba de Areia choveu na sexta 45 mm. O açude Galeano (um dos maiores do município) está bem próximo do seu transbordamento.
Comentário do programa – Muita gente não atenta para este detalhe. Os grandes reservatórios só começam a receber grande volume dágua quando os açudes menores que deságuam neles começam a sangrar. O sangramento do Tubarão é auspicioso para o Jatobá, o do Galeano vai trazer mais água para a barragem da Farinha e assim por diante. O Rio Piancó, principal afluente do sistema Coremas/Mãe Dágua vai receber grandes aportes dágua quando os reservatórios de Conceição, Diamante, Itaporanga, Nova Olinda e Santana de Garrotes começarem a sangrar. (LGLM)