Encarregado das obras do Hospital de Oncologia diz que prédio será entregue em três meses (*)

By | 11/04/2015 8:58 pm

(Jozivan Antero, no Patos Online)

Após quase 7 meses de paralisação das obras do Hospital de Oncologia, localizado na Rua 5 de Agosto, Bairro Belo Horizonte, em Patos, os serviços foram retomados nesta segunda-feira, dia 06, e já é percebida a movimentação de trabalhadores no local que está inserido no complexo do Hospital Regional de Patos.

O Hospital de Oncologia estava com previsão de inauguração em junho de 2014, mas por questões ambientais, burocráticas e de recursos financeiros este prazo teve que ser reprogramado com possibilidade de inauguração em 2015. O Governo do Estado da Paraíba conseguiu junto ao Ministério da Saúde mais Um Milhão e Novecentos Mil Reais para a conclusão.

Gerúsia Delfino, presidente do Grupo Amigas Viva a Vida, entidade Não-Governamental, expressou por diversas vezes a preocupação pela paralisação das obras. De acordo com Gerúsia, era vexatório para o Governo do Estado ter as obras do Hospital de Oncologia paradas e muito próximo do local estar um exemplo de voluntarismo e solidariedade que deu certo, pois a Casa de Apoio ao Portador do Câncer está pronta para ser inaugurada.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Bosco Valadares, disse que tem receio do que possa ser o Hospital de Oncologia. João Bosco relatou que o local pode criar expectativas quanto a sua funcionalidade, que, de acordo com ele, deve ser um ambulatório e não um hospital por completo. “Espero que o local realize todos os procedimentos que são realizados em um hospital de oncologia e não apenas atendimento simples”, disse Bosco.

De acordo com Gilson de Almeida, encarregado da obra, a conclusão se dará em três meses e depois será entregue a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba para montagem de equipamentos. “A firma recebeu o dinheiro e agora a obra continua”, disse.

Comentário do programaDesde o início entendemos que teríamos um Centro de Oncologia onde se proporcionariam os tratamentos adequados para as vítimas de câncer. Inicialmente com o oferecimento da quimioterapia. Em contato com Hígia Lucena, atual diretora do Hospital Regional, mas que está na luta pela construção do Centro desde o início, confirmamos que nosso entendimento era correto. O Centro será um anexo do Hospital Regional. Lá haverá apenas salas para atendimento e salas para aplicação da quimioterapia. Quando for diagnosticado um caso de câncer este será encaminhado através da Secretaria de Saúde do município de origem para a fila de espera de cirurgias de oncologia a serem realizadas no Hospital Regional de Patos. No próprio hospital haverá enfermarias para os que tiverem sido operados até que possam voltar para casa e serem encaminhados para a rádio ou quimioterapia. O projeto do Centro não contempla o setor de radioterapia, havendo uma promessa do Ministério da Saúde de financiar a construção de um outro anexo, no local do atual GEMOL, destinado aos equipamentos de radioterapia. No espaço existente entre o Hospital e o Centro de Oncologia existe um terreno onde o Governo do Estado pretende construir um bloco cirúrgico com dez salas de cirurgia e uma UTI. O atual centro cirúrgico será demolido para construção de várias enfermarias, entre as quais algumas para os pacientes de cirurgias oncológicas. Enfim, o Centro de Oncologia será um anexo do Hospital Regional, utilizando o Hospital como apoio nos casos de cirurgia e internação. Este fato torna ainda mais urgente a construção em Patos de um Hospital de Traumas para abrir espaço para atendimento de outros problemas de saúde, principalmente a realização das cirurgias eletivas. (LGLM)

 

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *