(Genival Júnior)
Com um total de 1.995.758 votos válidos na disputa por vaga das eleições de 2014 para a Assembleia Legislativa, cinco deputados estaduais teriam sido derrotados no pleito, enquanto o PSDB teria elegido a maior bancada, é o que aponta um levantamento do Instituto Patoense de Pesquisa e Estatística-INPPE.
De acordo com os dados, o partido do senador Cássio Cunha Lima, derrotado nas eleições para o governo do Estado, teria elegido seis deputados estaduais, uma vez que atingiu 242.151 votos no pleito. A sua coligação, que era composta também por PEN; PP; PR e PTB, teria elegido 11 deputados ao mesmo cargo.
O PSB, partido do governador Ricardo Coutinho, ocuparia o segundo posto com sete deputados eleitos ao lado do DEM, PRTB; PDT e PRP, o mesmo número de parlamentares da coligação entre PMDB e PT.
O PSC, que obteve 130.840 votos faria 3 deputados, enquanto o PSC com 119.092, elegeria 2 deputados. Os outros partidos que conseguiriam representação, seriam parlamentares seriam PP(2); PSL(2); PCdoB e PTN(1).
Com a nova regra, seriam derrotados os deputados Doda de Tião-PTB; Jutay Meneses-PRB; Caio Roberto-PR; Genival Matias e Inácio Falcão-PT do B. Por outro lado, teriam sido eleitos Carlos Batinga-PSC; Antônio Mineral-PSDB; Jullys Roberto-PEN; Eliza-PSDB e Olenka Maranhão-PMDB.