Campanha contra febre aftosa é lançada no Sertão

By | 16/05/2015 8:36 pm

Aconteceu na manhã da sexta-feira, 8 de maio, na fazenda Serrote Agudo, no município de Catingueira, de propriedade do Dr. José Tota, o lançamento da campanha contra febre aftosa na Paraíba.

O secretário de agricultura de Patos, Sebastião dos Santos, participou do evento e destacou a mobilização dos órgãos na campanha. “Essa ação já faz parte de nosso trabalho anualmente e é muito importante, porque orienta os criadores sobre o risco da doença no rebanho”, comentou.

O objetivo da campanha é vacinar 90% do rebanho em todo o estado, que atualmente é considerado como área livre da aftosa com vacinação.

Para o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da Paraíba (SEDAP), Rômulo Montenegro, a campanha precisa do apoio de todos “Nosso Estado vem cumprindo positivamente todos os índices, considerando as últimas campanhas, e no próximo ano, teremos uma auditoria, com boas chances de classificação de estado livre da aftosa sem vacinação, mas, para isso precisamos que essa campanha atinja a sua meta”, ressaltou.

Segundo o gerente regional da Defesa Agropecuária de Patos, Antônio Pezão, o procedimento para vacinação é simples. “Basta o produtor rural comprar a vacina, fazer a aplicação no rebanho e depois informar aos órgãos todo o processo. Alertamos que, aquele que não colaborar poderá sofrer multas e ficar sem acesso aos programas do governo e a própria documentação para venda do animal”, afirmou.

O gerente executivo de Defesa Agropecuária da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rubens Tadeu, informou que o maior objetivo na Paraíba é alcançar o maior índice de vacinação de rebanhos.   “A Paraíba está classificado como zona livre da aftosa com vacinação e estamos trabalhando para que o Estado atinja o status de zona livre da aftosa sem vacinação. Para que isto ocorra os criadores de bovinos devem vacinar seu rebanho”, destacou.

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *