Aconteceu na manhã da sexta-feira, 8 de maio, na fazenda Serrote Agudo, no município de Catingueira, de propriedade do Dr. José Tota, o lançamento da campanha contra febre aftosa na Paraíba.
O secretário de agricultura de Patos, Sebastião dos Santos, participou do evento e destacou a mobilização dos órgãos na campanha. “Essa ação já faz parte de nosso trabalho anualmente e é muito importante, porque orienta os criadores sobre o risco da doença no rebanho”, comentou.
O objetivo da campanha é vacinar 90% do rebanho em todo o estado, que atualmente é considerado como área livre da aftosa com vacinação.
Para o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da Paraíba (SEDAP), Rômulo Montenegro, a campanha precisa do apoio de todos “Nosso Estado vem cumprindo positivamente todos os índices, considerando as últimas campanhas, e no próximo ano, teremos uma auditoria, com boas chances de classificação de estado livre da aftosa sem vacinação, mas, para isso precisamos que essa campanha atinja a sua meta”, ressaltou.
Segundo o gerente regional da Defesa Agropecuária de Patos, Antônio Pezão, o procedimento para vacinação é simples. “Basta o produtor rural comprar a vacina, fazer a aplicação no rebanho e depois informar aos órgãos todo o processo. Alertamos que, aquele que não colaborar poderá sofrer multas e ficar sem acesso aos programas do governo e a própria documentação para venda do animal”, afirmou.
O gerente executivo de Defesa Agropecuária da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rubens Tadeu, informou que o maior objetivo na Paraíba é alcançar o maior índice de vacinação de rebanhos. “A Paraíba está classificado como zona livre da aftosa com vacinação e estamos trabalhando para que o Estado atinja o status de zona livre da aftosa sem vacinação. Para que isto ocorra os criadores de bovinos devem vacinar seu rebanho”, destacou.