Em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial, comemorado 18 de maio, segunda-feira, a Secretaria de Saúde de Patos, através da Coordenação de Saúde Mental, preparou uma série de atividades para pacientes, familiares e funcionários da rede de Saúde Mental do município, que atualmente conta com 3 (três) serviços de referência nessa área, sendo eles o CAPS II, CAPS AD e CAPSi (infanto-juvenil). O tema deste ano é “O meu lugar é todo lugar”.
Na manhã desta segunda-feira, dia 18 de maio, às 9 horas, na praça Getúlio Vargas (Centro), acontecerá um adesivaço, pit stop, atividade física com usuários dos CAPS AD e CAPS II, além de oficina de atividades lúdicas com usuários CAPS Infanto-juvenil. Participarão dessa atividade profissionais dos NASF, CRAS, CREAS, ESF, APAE, Centro Especializado Irmã Benígna, escolas, familiares e cuidadores dos usuários, discentes dos cursos da FIP, ECISA e sociedade civil em geral. Os participantes deverão usar camisa branca para simbolizar a mobilização da Luta Antimanicomial.
A Luta Antimanicomial é um movimento que tem como meta a substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos tradicionais por serviços abertos de tratamento e formas de atenção dignas e diversificadas de modo a atender às diferentes formas e momentos em que o sofrimento mental surge e se manifesta.
Comentário do programa – Doentes mentais não precisam em sua maioria serem internados, mas devem ser tratados dentro de sua própria comunidade. Só os muito violentos e os que cometem crimes é que devem ser trancados para segurança do restante da população. Trancar um simples doente mental é um verdadeiro crime. (LGLM)