STJ revoga prisão de ex-prefeito de São José do Bonfim (*)

By | 23/05/2015 4:20 pm

 

O Superior Tribunal de Justiça deferiu habeas corpus em favor de Miguel Mota, anulando o processo para que a Justiça da Paraíba redimensione a pena aplicada e, desse modo, revogou a determinação de prisão do ex-prefeito de São José do Bonfim.  O ex-prefeito havia sido condenado a 8 anos de prisão pelo TJ-PB.

O advogado Newton Vita interpôs Habeas Corpus em favor de Miguel Mota, argumentando que a pena aplicada não preenchia os requisitos legais e era inadequada para a conduta praticada pelo ex-prefeito de São José de Bonfim.

O Superior Tribunal de Justiça, através da Ministra Maria Thereza de Assis Moura, acolheu os argumentos suscitados pelo advogado Newton Vita, reconheceu a prescrição de um crime e anulou o processo para que outra pena fosse aplicada, desta vez observando os requisitos legais estabelecidos no Código de Processo Penal.

O Tribunal de Justiça da Paraíba já foi comunicado da decisão por telegrama:

“concedo a ordem, de ofício, a fim de reconhecer a prescrição quanto ao crime previsto no art. 1.°, I, do Decreto-lei 201/67, especificado no item “a” (aquisição de peças e realização de serviço em veículo estranho à frota do município), bem como para anular a dosimetria da pena, apenas no tocante à primeira fase, mantendo-se tão-somente a circunstância judicial relativa às consequências do crime como desfavorável, no que se refere aos delitos especificados nos itens “b” (não realização de reforma e recuperação de prédios públicos) e “c.1/c.2″ (gastos excessivos em obras públicas), para que a instância de origem, excepcionalmente, redimensione a reprimenda do paciente, nos termos do aqui decidido”.

Com a decisão do Superior Tribunal de Justiça, o ex-prefeito de São José do Bonfim, Miguel Mota, está livre do decreto de prisão anteriormente decretado e uma outra decisão deverá ser tomada em relação a pena que foi aplicada de forma errada.

Comentário do programaO Superior Tribunal de Justiça deferiu habeas corpus em favor do ex-prefeito Miguel Mota anulando parte da sua condenação e determinou que o Tribunal de Justiça estabelecesse nova pena com base na condenação restante. O ex-prefeito teve portanto a ordem de prisão cancelada e vai aguardar nova sentença do Tribunal de Justiça. (LGLM)

 

Comentário

Comentário

Category: Regionais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *