Um professor contra a greve

By | 30/05/2015 8:01 pm

(Bernardo Mello Franco, colunista da Folha)

         Esta quarta-feira marcará o início de uma onda de greves nas universidades federais. As paralisações devem ser longas, e não há solução à vista. O Ministério da Educação, que já estava na penúria, acaba de perder R$ 9,42 bilhões de seu orçamento para 2015.

Na UFRJ, a maior federal do país, alguns campi fecharam nos últimos dias por falta de segurança e higiene. Alunos e professores tiveram que deixar as salas de aula para ajudar na limpeza dos banheiros. É um vexame, especialmente para um governo que prometeu a “pátria educadora”.

Nesse ambiente de justa indignação, o historiador Daniel Aarão Reis Filho decidiu remar contra a corrente. Professor da Universidade Federal Fluminense, ele escreveu um libelo contra a greve nas instituições públicas. É um texto polêmico, que merece ser lido fora do meio acadêmico.

Intelectual respeitado na esquerda e ex-integrante da luta armada contra a ditadura, Aarão Reis sustenta uma tese difícil de ser contestada: quando a universidade para, os maiores prejudicados são os alunos. Ele ataca o ajuste fiscal, mas condena a suspensão das aulas. Diz que há formas mais eficazes de pressionar o governo e sensibilizar a sociedade.

O professor define a greve nos serviços públicos como “uma infeliz mimetização dos movimentos operários”. “Em vez de prejudicar os patrões, prejudica apenas e tão somente os usuários dos serviços”, afirma. É possível transpor a frase para outras áreas, como saúde e transporte.

Aarão Reis cita um problema adicional. Apesar da crise, os professores devem continuar a receber em dia, “estejam ou não trabalhando”. “Se os trabalhadores do mundo soubessem que é possível fazer greve ganhando salários… Ai do capitalismo, não haveria um que não paralisasse imediatamente o trabalho”, ironiza.

Comentário do programaConcordamos com gênero, número e grau. Somos contra greve no serviço público e já dissemos isso aqui muitas vezes. Em nunca fizemos greve em vinte anos de serviço público. (LGLM)

Comentário

Comentário

Category: Opinião

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *