Primeira ação contra Ricardo está pronta para entrar em pauta

By | 11/07/2015 4:49 pm

(Lenilson Guedes, no Jornal da Paraíba)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já concluiu uma das ações da coligação do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) que pede a cassação do governador Ricardo Coutinho (PSB) e da vice-governadora Lígia Feliciano (PDT). Em despacho que será publicado no diário eletrônico, o relator do processo, desembargador José Aurélio da Cruz, corregedor regional eleitoral, determina um prazo comum, de dois dias, para as partes e o Ministério Público Eleitoral apresentarem, caso desejem, as alegações finais. Depois dessa etapa, o processo já estará pronto para julgamento.

A ação envolve o uso da máquina pública nas eleições de 2014, consistente na concessão de vantagens pecuniárias aos policiais civis e militares através da edição da Medida Provisória nº 223, 03/04/2014, convertida em lei nº 10.327, de 11/06/2014, instituindo o Prêmio Paraíba Unida pela Paz. A criação do referido prêmio teria provocado o impacto financeiro da ordem de 25 milhões, mas sem prévia autorização orçamentária.

Também faz parte das denúncias a promoção indiscriminada de 585 policiais civis, através do ato governamental nº 2.331, de 09.06.2014; e de 23 subtenentes ao posto de segundo tenente, no mês de junho de 2014, às vésperas da data marcada para o pleito; utilização do aparato policial do projeto político de reeleição do governador Ricardo Coutinho, que atuou de forma parcial, a exemplo do que ocorreu no município de Patos, o que levou o juiz eleitoral a solicitar o envio de tropas federais e a tentativa de invasão do escritório jurídico da coligação encabeçada por Cássio.
O julgamento da ação ainda não tem data marcada, mas deverá ser a primeira da eleição de 2014 envolvendo o governador Ricardo Coutinho.

De acordo com o advogado Harrison Targino, que representa a coligação adversária, outras ações estão em vias de ir a julgamento. São cerca de dez ações propostas pela coligação representada pelo senador Cássio Cunha Lima e também pelo Ministério Público Eleitoral.

Comentário

Category: Estaduais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *