Campanha Novembro Azul é lançada nesta quarta em João Pessoa (ver comentário)

By | 08/11/2015 4:18 am

 

Ocorreu nesta quarta-feira (4) a abertura da campanha Novembro Azul em João Pessoa. A abertura aconteceu na Academia da Saúde do Geisel com atividades físicas e oferta de serviços de saúde para a população masculina.
Além da prática de atividades físicas, pilates e treinamento funcional, que são normalmente oferecidos na Academia da Saúde, os homens que compareceram ao evento tiveram acesso a atendimento médico e de enfermagem, atualização do cartão de vacinação, avaliação nutricional, avaliação antropométrica e verificação da pressão arterial.
De acordo com a secretária de Saúde do município, Mônica Rocha, novembro é um mês de chamamento para os homens que não costumam cuidar de sua saúde. “É um momento para que entendam que saúde não é tomar medicamentos, mas ter hábitos saudáveis”, afirmou.

Novembro Azul
         A campanha Novembro Azul busca alertar para a importância do cuidado com a saúde, reduzir os índices de mortalidade pelas doenças mais incidentes e assegurar o direito universal a saúde de homens na faixa etária entre os 20 e 59 anos, além de promover uma conscientização sobre o câncer de próstata.

Segundo o coordenador da área técnica de Saúde do Homem da SMS, Késsio Brito, a campanha não se restringe somente à doença e visa um olhar integral à saúde do homem. “A campanha serve para alertar sobre os perigos dessa doença e conscientizar sobre a importância de seu rastreamento, mas também objetiva fazer com que o homem se cuide em sua integralidade”, destacou.

Para ter acesso aos exames necessários na rede municipal, os homens devem procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF), onde o médico faz um resgate clínico e laboratorial do usuário e solicita os exames de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Câncer de Próstata
         De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Segundo dados da Vigilância Epidemiológica da SMS, João Pessoa teve 179 óbitos por câncer de próstata em 2014.

Com evolução geralmente silenciosa na fase inicial, na fase avançada a doença pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Comentário do programaA prevenção é muito importante por aumentar as chances de cura. No caso da próstata nós vimos fazendo a prevenção há vinte anos e continuamos tranquilo. Saber no início, ajuda por que você pode tomar providências menos drásticas do que as que serão necessárias num estágio mais avançado da doença. É interessante você que tem mais de cinquenta anos ficar atento à campanha de prevenção e a entrevistas que serão concedidas por médicos urologistas no rádio e na televisão abordando o assunto. (LGLM)

Comentário

Category: Estaduais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *