(Jornal Correio da Paraíba, reproduzido por Patos Metropole)
O Governo do Estado está preparando uma série de medidas para minimizar os efeitos da crise econômica que vem se agravando em todo o País. Dois pontos estão praticamente confirmados: a redução da máquina administrativa, com extinção de algumas secretarias e a exoneração de servidores comissionados. A afirmação é do secretário de Planejamento e Gestão, Tárcio Pessoa, que alertou, nessa quinta-feira (12), que o Governo está preparado para enfrentar a crise que está prejudicando a gestão do governador Ricardo Coutinho (PSB).
O secretário está finalizando um estudo que indica, inicialmente, para a necessidade de redução da máquina administrativa, com extinção de algumas secretarias e redução da folha de pagamento, com exonerações.
Na próxima semana, Tárcio entregará esse estudo ao governador, mas já alerta de que a situação da receita do governo é muito “delicada”. Por enquanto, afirmou o secretário, a folha de pagamento dos meses de novembro e dezembro e a segunda parte do 13º salário está garantida, mas ele admitiu que a efetivação do calendário dependerá do comportamento das receitas no período.
Comentário do programa – Não existe outra saída. Se há redução da receita, tem que haver redução das despesas. Mas, será que a única forma de reduzir as despesas é reduzindo a folha de pagamento? Há outras despesas que podem ser reduzidas. Por exemplo: despesas com publicidade, despesas com diárias, despesas com combustíveis, despesas com festas, despesas com gratificações. (LGLM)