Depois de gerar mais de 1,1 mil postos de emprego formal no mês de setembro, a Paraíba registrou fechamento de 760 vagas com carteira assinada no mês de outubro. Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta sexta-feira (20) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, é a primeira vez que o Estado registra desempenho negativo no mês de outubro desde que a série histórica foi iniciada em 2003.
O resultado do mês na Paraíba representa uma retração de 0,18% em relação ao total de assalariados com carteira assinada em setembro e, segundo o Caged, a queda é decorrente do fechamento de vagas nos setores de construção civil e serviços.
Ainda segundo o Caged, dentre os municípios com mais de 30 mil habitantes, Santa Rita (402 novos postos de trabalho) e Sapé (89 vagas criadas) foram as que mais geraram emprego no estado em outubro. Na outra ponta da tabela, os municípios que mais fecharam vagas foram João Pessoa (-859) e Campina Grande (-307).
Com relação ao desempenho dos setores da economia, os únicos que tiveram desempenho positivo no mês foram o comércio (210 vagas criadas) e agropecuária (202). Por sua vez, a construção civil fechou 529 postos de emprego, o setor de serviços fechou 336 postos e a indústria da transformação fechou 243.
No saldo do ano, a Paraíba já perdeu 10.752 vagas. Os dados fazem parte da série com ajustes, que incorpora as informações declaradas fora do prazo.
Comentário do programa – O aumento de vagas do mês passado foi determinado pela contratação de trabalhadores pelas usinas de açúcar e seus fornecedores. Como diminuíram estas admissões e outros setores demitiram, aconteceu o déficit deste mês de outubro. (LGLM)