(Jozivan Antero, no Patos Online)
Quebrando o silêncio com relação às Operações Dom Bosco e Desumanidade, deflagradas pelo Ministério Público Federal (MPF), e que investigam o envolvimento de secretários e assessores, bem como empresários ligados a Prefeitura Municipal de Patos na fraude em licitações, o Deputado Estadual Dinaldo Filho (PSDB) foi duro ao comentar os episódios que movimentaram a cidade de Patos.
De acordo com o Deputado Estadual, “uma quadrilha se instalou na Prefeitura”. As declarações contundentes foram dadas ao vivo na noite desta sexta-feira, dia 11, na Rádio Espinharas de Patos, no Programa Polêmica. Durante quase uma hora, Dinaldinho, como é mais conhecido, falou sobre o seu mandado como deputado e da condição de ser oposição ao atual Governador do Estado da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSDB).
Respondendo ao fato de ser da família Wanderley que administra a cidade há anos, o deputado disse que são famílias diferentes, pois se observa que o grupo Motta está na administração do Município há mais de trinta anos. Depois da chegada de Dinaldo Wanderley na Prefeitura Municipal de Patos, e que é pai do deputado Dinaldinho, teria se iniciado uma oposição de fato ao grupo Motta/Wanderley.
O deputado respondeu perguntas da produção do Programa Polêmica e também dos ouvintes. Ele também deixou escapar que pretende disputar as eleições para o poder executivo do Município de Patos.
Comentário do programa – Na realidade são duas vertentes da família Wanderley. Nabor Wanderley da Nóbrega foi um dos maiores prefeitos da história de Patos, mas não deixou herdeiros políticos seus. Nabor Wanderley Filho chegou à política por intermédio da sogra, a deputada Francisca Motta. Antes de uma primeira disputa contra Dinaldo Wanderley em que foi derrotado, Nabor Filho não tinha nenhuma expressão política. Então, na realidade, essa vertente dos Wanderley chegou à política de Patos na garupa do grupo Motta. Este sim, intervindo na política patoense desde a década de sessenta quando Edivaldo Motta se elegeu vereador em 1963, foi feito Secretário Geral da Prefeitura por José Cavalcanti, se elegeu deputado em 1967, elegeu o irmão Edmilson Motta prefeito de Patos em 1976, e de lá para cá não faltou mais Motta na política de Patos, seja como deputado estadual (ele e Francisca), deputado federal, o genro Nabor prefeito e agora a própria Francisca, a verdadeira liderança atual do grupo, como prefeita. (LGLM)