O ministro Jaques Wagner (Casa Civil) anunciou nesta terça-feira (22) que a nova equipe econômica do governo se reunirá na próxima segunda-feira (28), após o feriado de Natal, para afinar o discurso sobre as propostas da área para o ano que vem. Segundo o ministro, a presidente deverá otimizar de três a quatro eixos da economia para apresentar ao Congresso. Ele não deu detalhes sobre os eixos mas disse que poderão ser sobre, além da previdência, a simplificação tributária, livre negociação de questões trabalhistas entre empregador e empregadores, medidas de desburocratizações.
Na reforma da Previdência, o governo deve insistir no aumento da idade mínima para aposentadoria. O aumento da expectativa de vida é um dos maiores problemas da previdência em todo o mundo. Vivendo mais, o segurado da previdência vai receber o benefício por muito mais tempo e isto tem criado problemas de caixa nos sistemas de previdência. A tendência mundial tem sido, portanto aumentar a idade de aposentadoria. Ou faz isso ou a Previdência termina quebrando.
Outra mudança preocupante é o anúncio de que o Governo tentará aprovar a livre negociações entre empregador e empregadores. Isto vai fragilizar o trabalhador, principalmente em situações de crise econômica. Como exigir mais direitos, diante da ameaça e desemprego. Qual outra reforma nas leis trabalhistas vai ameaçar os direitos dos trabalhadores, principalmente nas categorias com menor poder de negociação.
Como é??? Logo agora que estou perto de me aposentar!!!
Depende de quanto tempo seja este “perto”.
Por isso que me aposentei logo, mesmo perdendo. E eles querem que a pessoa morra assim que se aposente? Só quem perde somos nós que pagamos as mordomias desse povo que está no poder.
Ah se o povo estivesse no poder, Sandra!