Ação da PF contra Lula leva euforia ao mercado

By | 05/03/2016 8:18 pm


(Simone Kafruni, no Correio Braziliense)
Os mercados operaram em clima de euforia na sexta, com a ação da Polícia Federal que levou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para prestar depoimento sobre benefícios que teria recebido de empreiteiras investigadas na Operação Lava-Jato. A operação reforçou as apostas em um eventual impeachment da presidente Dilma Rousseff por conta do envolvimento da cúpula do PT no esquema de corrupção da Petrobras. O efeito contundente dos rumos da política no mercado financeiro deixou claro que, para os investidores, só o afastamento do atual governo poderá garantir o fôlego necessário para que a economia do país saia do atoleiro.
Logo após a condução coercitiva de Lula pela PF, a Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa) abriu em forte alta e chegou a superar os 50 mil pontos, com valorização de quase 6% no início do pregão. No fim do dia, o Ibovespa fechou com ganho de 4,18%, aos 49.166 pontos. O dólar caiu abaixo dos R$ 3,70, mas reduziu as perdas e registrou queda de 1,09%, a R$ 3,76, valor mais baixo desde 9 de dezembro de 2015. Na semana, a desvalorização da moeda foi de 5,93%, o maior recuo semanal desde outubro de 2008. No mês, a divisa norte-americana acumula baixa de 6,06% e, no ano, de 4,74%.

Comentário

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *