Segundo informações que recebemos nesta terça-feira, deverá fechar nos próximos dias o Ofício do Ministério Público do Trabalho em Patos. A decisão teria sido tomada a semana passada em Brasília, pelo Conselho Superior do Ministério Publico do Trabalho.
A medida seria tomada, segundo as informações como contenção de despesas, diante da reduç;ao de recursos orçamentários destinados ao Ministério Público do Trabalho. A medida atingiu os chamados Ofícios, repartições do MPT, que comportam pelo menos um Procurador do Trabalho, além da estrutura administrativa. Vários Ofícios serão fechados em todo o país.
O fechamento das representações do MPT prejudicam os trabalhadores, já que os procuradores são guardiões dos direitos dos trabalhadores, tentando convencer as empresas a cumprir as suas obrigações trabalhista, recorrendo às ações civis públicos nos casos em que as empresas não queiram atender as suas recomendações.
Entre as ações desenvolvidas na região pelo Ministério Público do Trabalho destaca-se o combate ao transporte clandestino de trabalhadores para as lavouras das regiões sudeste e centro-oeste, ao trabalho a domicílio para empresas sem respeito aos direitos do trabalhadores e a utilização de vendedores levados para outros pontos do país e utilizados na venda de redes, calçados, bolsas e outros artefatos, sem nenhum respeito aos direitos desses trabalhadores.