Planalto sai das cordas e respira aliviado sobre impeachment

By | 03/04/2016 1:20 am

 

(Do blog do Camarotti, no G1)

A semana terminou com o governo respirando aliviado em relação a possibilidade de abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. A avaliação no Palácio do Planalto é que o governo conseguiu sair das cordas depois do movimento de desembarque do PMDB no início da semana.
Petistas também consideram que a narrativa de que Dilma sofre uma tentativa de golpe conseguiu animar a militância. Na prática, esse discurso serviu para o governo sair do emparedamento, depois do escândalo de corrupção do petróleo. Ou seja, o PT deixou uma agenda extremamente negativa com as denúncias da Operação Lava Jato, para emplacar o enredo de que Dilma é vítima de uma tentativa de golpe.
Apesar desse discurso público de vitimização, o governo se mostrou extremamente pragmática nesses últimos dias. Com a saída do PMDB, a estratégia palaciana foi de iniciar uma negociação explícita oferecendo ministérios e cargos em troca de votos (ou ausências) contra o impeachment de Dilma. Ou seja, passou a negociar no balcão com o PP , PR, PSD e partidos nanicos. O PP e o PR (ex-PL) são legendas que tiveram protagonismo no escândalo do mensalão.
Na política real, o governo foi para a ofensiva para mudar o placar do julgamento do impeachment. Ou seja, passou a negociar diretamente com os juízes do tribunal que analisará o impedimento de Dilma: os deputados.
Diante disso, os partidos e os parlamentares decidiram valorizar o voto. E devem negociar até a reta final do julgamento do impeachment. Nunca – nesses anos de governo Dilma  –  o toma-lá-dá-cá foi tão intenso como agora

 

Category: Destaques

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde 09 de março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *