Foi aprovado por unanimidade, em primeira votação, em Sessão Ordinária realizada na noite desta terça-feira, dia 05 de abril, o Projeto de Lei Nº 020/2016, que dispõe sobre a autorização da regulamentação da carga horária de 30 horas semanais para os profissionais da enfermagem no âmbito do município de Patos.
O PL, de iniciativa da enfermeira e vereadora Nadir Rodrigues Guedes (PMDB), foi assinado por todos os parlamentares e apresentado em nome da Legislatura 2013-2016 e levado a primeira votação nesta terça, e já com segunda votação agendada para a próxima quinta (07).
De acordo com a presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Patos, Nadir Rodrigues Guedes, a luta pelas 30 horas semanais para a enfermagem foi abraçada por ela e por todos os parlamentares e sua votação ocorreu no regime de urgência, haja vista a necessidade do cumprimento dos prazos da Lei Eleitoral, pois se trata de um projeto que beneficia uma categoria.
“Graças a Deus, conseguimos a aprovação deste Projeto de Lei que passa a prefeita Francisca Motta a autorização prévia da Câmara Municipal para que ela possa instituir a carga horária de 30 horas semanais para a enfermagem, o que é um sonho da categoria”, complementou Nadir.
O presidente do Coren – PB, Ronaldo Beserra, participou da Sessão Ordinária, onde fez uso da Tribuna Livre, por solicitação prévia, e, em sua fala, agradeceu o apoio dos parlamentares ao PL 020/2016.
Comentário do programa – Não discutimos a justiça da aprovação da jornada de trinta horas para os enfermeiros. Mas perguntar não ofende. A jornada dos médicos na rede municipal de saúde é, em muitos casos, de oito horas diárias Como é que fica o atendimento nos postos médicos?. O médico trabalha quatro dias de oito horas; os enfermeiros, cinco dias de seis horas: e os demais profissionais de saúde, cinco dias de oito horas? Por que não aprovar agora um horário corrido de seis horas, com todos trabalhando seis horas, inclusive médicos e demais profissionais de saúde, inclusive os agentes comunitários? (LGLM)