(No blog do Suetoni)
Os petistas que ocupam cargos federais na Paraíba deram início à entrega dos espaços. O primeiro a tornar pública a saída foi o superintendente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), no Estado, Anselmo Castilho. Apesar de ter sido indicado para o cargo pelo PTB, Castilho decidiu atender à recomendação da Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores e deixou a pasta. A orientação nacional será avalizada nesta sexta-feira (13) pelo PT estadual, que vai cobrar dos seus filiados a entrega dos cargos.
Castilho entregou a carta comunicando sua saída nesta quinta, o mesmo dia em que a presidente Dilma Rousseff (PT) foi afastada do cargo. “Como avalio que a recepção do pedido de impeachment é golpe, por entender que não há crime que o justifique, levando a ser instalado um governo ilegítimo, isso me força a não exercer o cargo em comissão, já que é decorrente de confiança de governo, o qual deve ser recíproco”, escreveu o agora ex-superintendente do Ibama em mensagens aos amigos e colaboradores.
O presidente licenciado do PT estadual, Charliton Machado, informou que todos os filiados estão sendo orientados a entregar os cargos. Não haverá imposição, ao menos por enquanto. O Partido dos Trabalhadores indica cargos nos Correios e Telégrafos, INSS e Ibama. “Temos cinco a seis pessoas em cargos federais. Como consideramos esse governo ilegítimo, eles devem deixar os espaços”, destacou Machado, que é pré-candidato do PT a prefeito de João Pessoa.