Livro “Fauna Ilustrada da Fazenda Tamanduá” será lançado no Centro Cultural Ariano Suassuna do TCE

By | 16/07/2016 5:33 pm

 

O Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba e o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), realizam conjuntamente, no dia 28 de julho, às 18h30, o lançamento do livro “Fauna Ilustrada da Fazenda Tamanduá (Illustrated Fauna in Fazenda Tamanduá”, trabalho realizado pelos biólogos Paulo de Barros Passos Filho, Leonardo da Silva Chaves, Rafael de Albuquerque Carvalho, Patricia Pilatti Alves, Mariana Miranda D´Assunção e João Gomes do Prado Neto.

A obra será apresentada pelo Conselheiro Flávio Sátiro Fernandes, membro da Academia Paraibana de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano.

Segundo os autores, o livro é fruto de um extenso trabalho de pesquisa, iniciado em 2008 e que se mantém desde então. O projeto original, no período entre 2008 e 2011, consistia exclusivamente em um inventário da avifauna da Fazenda e resultou em um primeiro livro, Aves da Fazenda Tamanduá, elaborado por dois dos atuais responsáveis pelo capítulo de aves do atual volume.

“A excelente acolhida do primeiro livro foi a semente para um novo projeto, mais abrangente, que objetivou conhecer um pouco mais da fauna silvestre que se refugia na Fazenda Tamanduá, resultando em uma publicação realizada pelo Instituto Fazenda Tamanduá, por meio de uma equipe de seis biólogos, especializados em cada um dos grupos catalogados” , destacam.

A Fazenda Tamanduá – Em 1977 o empresário Pierre Landolt iniciou uma busca por fazendas no semiárido brasileiro e encontrou a Fazenda Tamanduá, onde encontrou uma área grande, com ricos baixios, tabuleiros fartos e muitas áreas preservadas. Uma área bonita e diversificada, alternando serrotes, açudes e caatinga virgem, mas que, apesar da beleza cênica, pairava sobre o seu objetivo principal, que era encontrar um ambiente duro e castigado pelo calor e pelas secas, próprio para uso das tecnologias necessárias para estabelecer um equilíbrio entre a agricultura e pecuária avançadas e rentáveis e a conservação do frágil bioma Caatinga, xerófilo e espinhoso, rico e fascinante, com seus mamíferos, répteis e aves.

Passados 35 anos, a Fazenda Tamanduá transformou-se num “organismo agrícola”, seguindo os ensinamentos de Rudolf Steiner, pai da Biodinâmica, diversificando e integrando todas as atividades da Fazenda, agrícolas, pecuárias e de transformação, reciclando todos os resíduos, aplicando os preparados biodinâmicos e buscando o maior nível de independência em termos de insumos, sementes, mudas e defensivos, alinhados com os ritmos da natureza e dos astros. O trabalho foi reconhecido pelos certificadores com a concessão do selo “Demeter” para todos os produtos da Fazenda, hoje um modelo para muitos.

(AscomTCE c/ Centro Cultural)

 

Comentário

Comentário

Category: Locais

About Luiz Gonzaga Lima de Morais

Formado em Jornalismo pelo Universidade Católica de Pernambuco, em 1978, e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. Faz radiojornalismo desde março de 1980, com um programa semanal na Rádio Espinharas FM 97.9 MHz (antiga AM 1400 KHz), na cidade de Patos (PB), a REVISTA DA SEMANA. Manteve, de 2015 a 2017, na TV Sol, canal fechado de televisão na cidade de Patos, que faz parte do conteúdo da televisão por assinatura da Sol TV, o SALA DE CONVERSA, um programa de entrevistas e debates. As entrevistas podem ser vistas no site www.revistadasemana.com, menu SALA DE CONVERSA. Bancário aposentado do Banco do Brasil e Auditor Fiscal do Trabalho aposentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *