(Veja comentário no final)
O secretário de Saúde de Patos, José Francisco de Sousa (Zeca), concedeu entrevista nesta terça-feira, dia 12, e na oportunidade repassou informações sobre o processo de abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Campo da Liga.
Segundo o secretário, a abertura da UPA acontecerá o mais breve possível, sendo recentemente impulsionada pela emenda de 350 mil reais advinda do governo do estado, destinada à compra de equipamentos.
Entre outras providências, uma das mais importantes para que o equipamento seja aberto é a contratação de servidores por meio do processo seletivo.
O secretário Zeca disse que o processo seletivo acontecerá desde que a justiça julgue como legítimo para o período que antecede as eleições.
Comentário do programa – Diante da importância do funcionamento da UPA para a cidade de Patos, entendemos que não se deveria adiar por mais tempo a sua inauguração. Para evitar problemas legais a prefeitura poderia solicitar que alguém do Ministério Público acompanhasse a realização do processo seletivo, já que existe urgência justificada por excepcional interesse público, com prevê a legislação. (LGLM)
O TCE andou bloqueando a realização de alguns processos seletivos alegando infração ao principio da impessoalidade. Tratava-se de processos seletivos que usavam provas de títulos e entrevistas. O mesmo não deverá acontecer em processos seletivos baseados em provas escritas. A decisão do TCE dificultará a contratação de profissionais de saúde, em que se valoriza a prova de títulos. Isto praticamente poderá impedir a implantação, durante o período eleitoral, da UPA, para cujo funcionamento é imprescindível a existência de médicos e enfermeiros.